Fátima, 27 mai 2022 (Ecclesia) – A 20ª edição do Interescolas Nacional de alunos do 1º Ciclo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realiza-se hoje com o tema «Com EMRC, tu és especial», a partir das 09h00, no Santuário de Fátima.

Após dois anos de interregno provocado pela pandemia, “este é um retorno alegre e muito feliz, com a marca dos vinte anos da iniciativa, depois de muito tempo separados e afastados”, afirma Fátima Nunes da equipa nacional da EMRC.

A iniciativa conta com a participação de mais de cinco mil alunos, de 82 agrupamentos de escolas de Portugal continental, para aprofundar um tema central “em momento de guerra e incerteza na Europa”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O dia do 20º Interescolas Nacional de EMRC começa pelas 09h00 e vai ficar marcado pela participação dos alunos num momento cultural, com a peça teatral «Uma Viagem especial», a cargo da companhia Espelho Mágico, e um encontro, com todo o grupo, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Este é o único momento em que estaremos todos juntos, e acontece naquela bela basílica onde vamos cantar, escutar, e fazer silêncio, numa cerimónia presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”, desenvolve.

Na celebração os alunos do Colégio de São Miguel, em Fátima, vão encenar um trecho do Evangelho e o Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, tem a seu cargo as músicas.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

LFS

 

Partilhar:
Share