Guarda, 04 abr 2019 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na Diocese da Guarda promove hoje um encontro interescolas, com alunos desde o 5.º ao 12.º ano de escolaridade, envolvidos no tema ‘(Des)prende-te para Cuidares da Casa Comum!’, no Fundão.
“Este ano dedicado ao cuidado da casa comum, aos desafios que o Papa nos lança na exortação apostólica ‘Laudato Si’”, disse a professora Estela Brito, do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDERE) da Guarda.
Em declarações à Agência ECCLESIA, explicou que o programa do 22.º interescolas da Diocese da Guarda é composto por dois momentos e os alunos, depois de se apresentarem no acolhimento, num ato simbólico vão plantar “algumas árvores”, onde “os incêndios há dois anos deixaram a sua marca negativa, na zona da Serra da Gardunha”.
“Cada escola é convidada a trazer uma mensagem que se pressupõe que seja uma forma de agir perante aquilo que o Papa também desafia, a cuidar desta casa comum para todos”, acrescenta.
Segundo a professora Estela Brito, depois os alunos fazem “uma caminhada solidária”, desde o sítio da plantação até ao parque verde da cidade do Fundão.
Como “o brincar também faz parte da vida”, a parte da tarde do 22.º interescolas é “mais lúdica”, dedicada ao convívio, à partilha, onde os cerca de 800 alunos esperados se “conhecem e vão se entrosando uns com os outros”.
Um tarde, acrescenta, onde vão criar relação “com os outros, com Deus com os outros”, que são “fundamentais para a ecologia integral”: “Sentirmo-nos bem connosco, com os outros e com Deus.”
Neste contexto, a docente realça que vão ter a participação de dois grupos do Fundão que trabalham com alunos “com dificuldades e necessidades” especiais, um grupo de dança e grupo musical, que “vai mostrar aos alunos o que se faz de bom, positivo, e como se pode interagir”.
“Esperamos que seja um dia marcante de convívio, com experiencias significativas que eles de alguma forma não esquecem e relembram sempre com muita alegria”, assinala a professora Estela Brito sobre o interescolas 2019 da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica que congrega alunos do 5.º ao 8.º ano e do Ensino Secundário no tema ‘(Des)prende-te para Cuidares da Casa Comum!’.
Para os alunos do 9.º ano está agendado um encontro específico, a 10 de maio, em Trancoso.
No âmbito da disciplina de EMRC na Diocese da Guarda destaca-se também a iniciativa solidária ‘Sorriso para Nampula’ que envolve os professores, e alguns estão a mobilizar os alunos.
A disciplina de EMRC é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa, apresentando como objetivos fundamentais “educar para a dimensão moral e religiosa e para a compreensão dos elementos mais profundos da cultura nacional, necessariamente aberta ao mundo”.
CB