Responsáveis diocesanos destacam desafios dos últimos meses, para docentes e professores

 

Lisboa, 17 mai 2021 (Ecclesia) – A responsável pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na Arquidiocese de Braga afirmou que professores e alunos tiveram que se “readaptar e reinventar” nos tempos da pandemia.

“No ano passado tivemos de cancelar tudo o que estava programado, mas começamos logo a pensar como poderíamos chegar a esta imensidão de alunos e famílias que temos por esse país fora”, disse Dulce Couto à Agência ECCLESIA.

De 17 a 21 de maio decorre, em Portugal, a Semana Nacional da EMRC, que em 2021 tem moldes diferentes e que procura “envolver as escolas”, numa dinâmica de encontro.

O responsável deste setor na Diocese de Aveiro, Sérgio Martins, realça que os professores e alunos “têm encontrado, de formas distintas, de realizarem a verdadeira missão da EMRC na escola”.

Numa entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA, na RTP2, Sérgio Martins afirma que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica se assume como “um espaço diferente e diferenciador”, porque “os pais e alunos fazem uma escolha “consciente”.

Com o tema ‘Esperança-TE’, as escolas são desafiadas esta semana a uma “dinâmica de ações concretas à volta dos valores presentes nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, do Papa Francisco”.

Sendo uma “escolha opcional”, a Educação Moral e Religiosa Católica transporta “por si valores muito importantes”, frisou o responsável de Aveiro.

No primeiro dia da Semana/encontro, esta segunda-feira, é disponibilizado, no canal da Educação Cristã na rede Youtube, o primeiro vídeo que reúne já alguns dos “contributos das comunidades educativas nesta dinâmica da esperança”.

Ao longo da semana “são esperadas mais partilhas e apontamentos vários na web com mostra de trabalhos das escolas dentro da temática proposta”.

Em tempos “que requerem esperança”, Dimas Pedrinho, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, considera que a EMRC tem “um contributo muito relevante”

Também nas redes sociais, antigos alunos e pais, vão dar “o seu testemunho” sobre a experiência de terem sido alunos de EMRC, numa dinâmica que quer mostrar “a alegria de fazer parte da disciplina”.

 

Na noite do dia 21 de maio, pelas 21h00, no Youtube, a organização vai promover “uma grande surpresa” para encerrar a semana.

Um concerto que vai ser um momento de partilha, encontro, festa, entre alunos e o cantor Fernando Daniel, antigo aluno de EMRC.

“Queremos que os nossos alunos se deixem marcar pela esperança de que o amanhã seja melhor e que juntos vamos conseguir ultrapassar as dificuldades que vivemos”, refere o portal Educris, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

HM/LFS/OC

EMRC: Secretariado Nacional da Educação Cristã promove mostra de «Esperança» nas escolas (c/vídeos)

 

 

 

 

 

Partilhar:
Share