«Não há certamente propostas políticas ideais. Em nenhuma delas se reflete de um modo cabal a exigência de bem e justiça que nos pede o Evangelho» – Ponto SJ

Foto: Lusa

Lisboa, 26 jan 2022 (Ecclesia) – O portal ‘Ponto SJ’, dos Jesuítas em Portugal, está a publicar as respostas dos partidos políticos candidatos às eleições legislativas de domingo, dia 30 de janeiro, sobre o apoio aos mais pobres, aos mais jovens e combate à crise ambiental.

“Não há certamente propostas políticas ideais. Em nenhuma delas se reflete de um modo cabal a exigência de bem e justiça que nos pede o Evangelho. Mas desistir de contribuir com o bem comum através do voto, desistir de um olhar crítico sobre a realidade, alinhar em discursos que levam ao extremo o dramatismo parecendo que nada há a fazer, não parecem ser atitudes discernidas e coerentes com uma fé comprometida”, lê-se no ‘Ponto SJ’.

O sítio online da Companhia de Jesus em Portugal está a publicar as respostas dos vários partidos políticos, representados no Parlamento – PS, PSD, CDS/PP, CDU, BE, IL, PAN, Chega – mais o Livre, “a três questões essenciais” – as medidas para apoiar os mais vulneráveis (idosos, migrantes/refugiados, pessoas em situação de pobreza, doentes terminais), os apoios para os mais jovens, e o combate à crise ambiental -, até quinta-feira.

Na sexta-feira, o ‘Ponto SJ’ vai apresentar uma “leitura crítica” dos nove programas eleitorais, procurando explicitar que “modelo de sociedade implicam” e como se refletem ou não os princípios da Doutrina Social da Igreja (DSI), e promove ainda o debate ‘Último apelo’, às 21h00, no seu canal no Youtube.

A conversa online, “com eleitores inquietos”, sobre a importância de votar e as razões do voto, conta com a colaboração do treinador de futebol Francisco Guimarães, o escritor Jacinto Lucas Pires, a assessora de comunicação do JRS Marta Carvalho e Raquel Vaz-Pinto, investigadora da Universidade Nova.

O portal dos Jesuítas explica que com estas propostas procura ajudar as pessoas a terem as “melhores condições possíveis para fazerem a sua parte” nas eleições legislativas do próximo domingo.

Esta quarta-feira, a Comunidade Rupert Mayer, grupo de jovens ligados ao CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira), da Companhia de Jesus, dinamiza a segunda sessão ‘A difícil arte de votar’.

CB/OC

Partilhar:
Share