Cidade do Vaticano, 24 set 2020 (Ecclesia) – A Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, vai promover a 15 de outubro um encontro global online, com conferência inaugural do Papa Francisco, anunciou hoje o Vaticano.

A iniciativa integra-se no projeto do ‘Pacto Global para a Educação’, promovido pelo pontífice, e que previa uma conferência mundial no último mês de maio, cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

O organismo da Santa Sé sublinha que conferência digital quer ajudar a “gerar, através da educação, uma mudança de mentalidade à escala planetária”.

A iniciativa tem início marcado para as 14h30 de Roma (menos uma em Lisboa), com transmissão através dos canais do Vaticano no YouTube, reunindo testemunhos de vários países.

A Congregação para a Educação Católica é o organismo de referência, no Vaticano, para 216 mil escolas e 1750 universidades da Igreja, nas quais estudam mais de 70 milhões de alunos.

Em setembro de 2019, o Papa convocou o encontro mundial de profissionais ligados ao ensino, inicialmente marcado para 14 de maio, com o objetivo de promover um “pacto educativo global” centrado na fraternidade e proteção do planeta.

“É necessário encontrar – segundo uma sã antropologia – outros modos de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso”, assinalou.

Francisco diz que a iniciativa quer “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua”.

“Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”, realça o Papa, conhecido pela sua paixão pela Educação e o diálogo entre gerações.

OC

Partilhar:
Share