Educação: Universidade Católica pede dinheiro a particulares e empresas para travar abandono de alunos com talento

«Injusto sistema de financiamento do ensino superior» não «apoia como devia» estudantes de mérito

Porto, 05 jul 2012 (Ecclesia) – A Universidade Católica – Porto está a pedir a particulares e empresas para financiarem alunos de mérito com dificuldades financeiras, visando impedir o abandono do curso devido à impossibilidade de pagarem as propinas.

 “No contexto de crise em que vivemos há jovens talentosos que nos procuram e que não podem frequentar a Católica apenas porque as suas famílias não dispõem dos recursos financeiros necessários e porque o injusto sistema de financiamento do ensino superior não os apoia como devia”, frisa o presidente do Centro Regional em mensagem publicada no site da universidade.

A instituição dirigida por Joaquim Azevedo tem há vários anos bolsas destinadas a premiar o mérito, atenuar a carência económica dos estudantes e apoiar as famílias com mais de um membro a estudar na Universidade Católica, financiamento que em 2011 chegou aos 600 mil euros e beneficiou 200 alunos.

Os responsáveis da universidade da Igreja pretendem que o projeto ‘Talentos’ contribua para a “igualdade de oportunidades”, evitando ao mesmo tempo que os estudantes desistam da formação por “questões estritamente financeiras”.

O programa, dinamizado pelo mote “Damos oportunidades a quem nos escolhe”, pede o pagamento pecuniário, total ou parcial, de uma bolsa de estudo para um aluno da universidade, com a possibilidade de o doador determinar a faculdade em que está inscrito o estudante beneficiado.

“A nossa capacidade financeira é limitada, pelo que acreditamos que com o esforço adicional de cada um que se junta a esta campanha, poderemos ajudar mais alunos a concretizar o seu sonho e contribuímos para a geração de novos talentos para a sociedade”, lê-se no site da iniciativa.

A bolsa média anual de um aluno do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa é de 4800 euros.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top