Educação: Papa desafia escolas católicas a abordar «problemáticas sociais»

Francisco envia mensagem ao Congresso Mundial da Organização Internacional de Educação Católica, que decorre em Marselha

Foto: Externato Frei Luís de Sousa

Cidade do Vaticano, 02 dez 2022 (Ecclesia) – O Papa afirmou que as escolas católicas devem abordar as “problemáticas sociais” e oferecer um ensino que vá para lá das questões técnicas, numa mensagem enviada ao Congresso Mundial da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC).

“A escola católica, nas suas iniciativas, deve abraçar as problemáticas sociais, no âmbito local e universal, deve aprender e, nessa aprendizagem, ensinar a abrir a mente para novas situações e novos conceitos, a caminhar juntos sem excluir ninguém, estabelecendo pontos de encontro e adaptando a linguagem para que seja capaz de captar a atenção daqueles que estão mais distantes”, escreveu Francisco, num texto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O congresso da OIEC decorre em Marselha, França, desde quinta-feira até sábado.

A mensagem pontifícia destaca que “a atividade da escola não pode reduzir-se a ensinar matéria, mas deve formar a pessoa na sua integridade”, alertando para o risco de transformar as escolas em “compartimentos estanques”.

“Ao falar da escola católica, é igualmente incontornável essa componente profética, que não só dá ao homem a aptidão para adquirir conhecimentos, mas também para se conhecer a si mesmo e reconhecer-se como um ser capaz de amar e ser amado”.

Francisco destacou que a identidade católica de uma escola não implica “proselitismo” e “muito menos de excluir das escolas” aqueles que pensam de forma diferente.

“Que a escola, no seu conjunto, se configure como uma lição de vida, na qual se integram diversos elementos, em íntima colaboração com outras instâncias, como a família ou a sociedade”, precisou.

OC

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