Educação: Estudantes de Educação Moral e Religiosa Católica procuram beleza do cristianismo na cultura actual

Primeiro encontro nacional de alunos do Ensino Secundário inclui conferências e percurso fotográfico pelas ruas de Lisboa

Lisboa, 04 Mar (Ecclesia) – Cerca de 540 jovens de vários pontos de Portugal participam hoje e amanhã, em Lisboa, no 1.º encontro nacional de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário, dedicado ao tema “À procura de beleza”.

Em declarações à ECCLESIA, o coordenador do Departamento do Ensino Religioso do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho, refere que a iniciativa pretende que os estudantes “dêem mais um passo na procura da beleza genuína”, que se traduz “na relação com os outros” e “na escuta da voz de Deus”.

O programa de hoje inclui a intervenção do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sobre ‘A beleza do cristianismo na cultura actual’, e um painel intitulado “Como dá a fé mais beleza à minha vida?”.

O debate, que conta com a presença de António Pinheiro Torres, João César das Neves, padre Jorge Castela, Lígia Silveira, Maria Isilda Pegado e Octávio Carmo, é intercalado com momentos musicais.

No sábado, a procura da beleza vai ser feita através de um ‘fotopaper’, percurso pelas ruas de Lisboa onde os alunos, com as suas máquinas fotográficas, vão partir à descoberta de vestígios da presença do cristianismo.

Com este roteiro fotográfico, a realizar em grupos, pretende-se também “representar um sentimento, um valor”, explica João Barros, professor de EMRC na Escola Pedro Alexandrino, Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) que colabora na iniciativa.

Joana Costa, uma das 150 alunas de Educação Moral e Religiosa Católica daquele estabelecimento de ensino, espera que estes dois dias contribuam para poder “descobrir o Bem e outras boas experiências da vida”.

O encontro vai permitir “conhecer alunos com as nossas bases e conhecimentos, ter uma troca de ideias, fazer amizades”, diz por seu lado o estudante Belarmino Silva, acrescentando: “No fundo, Religião e Moral é isto”.

Referindo-se às aulas de EMRC, a directora da Escola Pedro Alexandrino, Rosário Ferreira, afirma que “a grande maioria dos professores que lecciona a disciplina já está muito mais preparada e atenta aos sinais dos tempos de hoje”.

“Aquilo que é preciso levar aos jovens deve estar de acordo com as suas necessidades actuais. Acho que a disciplina tem-no conseguido porque tem tido bastantes professores atentos a isso”, sublinha a docente.

O acolhimento aos participantes realiza-se no Parque Eduardo VII, entre as 14h00 e as 17h00, seguindo-se uma caminhada a pé de cerca de 500 metros para a igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde se situa o Instituto Diocesano de Formação Cristã, local do encontro.

A sessão de abertura, agendada para as 17h30, é presidida por D. Joaquim Mendes, um dos bispos auxiliares de Lisboa, seguindo-se a apresentação das escolas presentes e a intervenção de D. Manuel Clemente.

As actividades de sexta-feira terminam com uma festa que se prolonga até às 01h30 da madrugada, com a participação de uma banda de música católica.

D. Joaquim Mendes conclui o encontro, no sábado, com uma “sessão de encerramento e envio”, marcada para as 16h00.

PTE/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top