Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã enaltece o X Encontro Nacional do Ensino Secundário a decorrer em Guimarães com mais de dois mil alunos

Foto: Educris

Guimarães, 23 abr 2022 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã destaca a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na formação das novas gerações e que o “país precisa desta manifestação de alegria”.

“Queremos fazer festa e dizer a estes alunos e professores que a Igreja, e o país precisam desta manifestação da alegria”, afirmou Fernando Moita, citado pela página da internet da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé “EDUCRIS”.

Presente no X Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES), em Guimarães, o responsável enalteceu o encontro, como sinal “da vitalidade da disciplina” e “contributo da mensagem cristã” para a formação das novas gerações.

A X edição da iniciativa vai contar com a presença de mais de dois mil alunos, de 65 agrupamentos de escolas de todo o país, que fazem a festa sob o tema «No berço sou… acolhido, mimado, nutrido».

“Este ano viemos até ao berço, daí o tema do encontro, para experimentarmos a dimensão do acolhimento, tão importante na perspetiva cristã, e da necessidade de alimento e de mimo”, acrescenta.

A organização vai recolher “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”, reconhece Sérgio Martins da equipa nacional da EMRC.

Para Fernando Moita, o elevado número de inscritos no encontro é sinal “de que a mensagem cristã é sal e fermento na vida das escolas, e no quotidiano do país de que fazemos parte”.

“Queremos oferecer esta proposta e receber dos nossos jovens a vitalidade que nos projeta para o amanhã. Este é o resultado do que acontece na maioria das escolas, onde a presença da disciplina é um valioso contributo nos projetos educativos dos agrupamentos, no apoio ao desenvolvimento ético, social e pessoal das novas gerações”.

O encontro tem ainda uma vertente solidária em que a organização vai recolher “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”.

O X ENES termina este sábado em Guimarães e a organização está a cargo da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), que a organiza e promove, através do SNEC, e conta com a colaboração da Arquidiocese de Braga e da Câmara de Guimarães.

SN

EMRC: Mais de dois mil alunos num encontro do Ensino Secundário, ecológico e solidário

Partilhar:
Share