João Luis Fontes, dinamizador do Fórum Ecuménico Jovem, destaca trabalho que vai para lá da semana anual de oração

(imagem de arquivo)

Lisboa, 19 jan 2021 (Ecclesia) – João Luis Fontes refere que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre até 25 de janeiro, ajuda a assinalar “dimensões importantes” da vivência cristã, mas considera fundamental “sair da zona de conforto”.

“Há um trabalho ecuménico que não se pode restringir a esta semana e que vai acontecendo ao nível juvenil e também noutros itinerários ecuménicos”, disse o dinamizador do Fórum Ecuménico Jovem à Agência ECCLESIA, em entrevista emitida hoje na RTP2.

Os encontros, ao nível das amizades e partilha da Palavra, são “fundamentais” para este “movimento essencial” de que o Papa Francisco tem “falado muito”, acrescenta.

“Sair da zona de conforto, deixar os preconceitos e descobrir o outro na sua verdade” são atitudes essenciais neste caminho ecuménico.

Ao falar do ecumenismo em Portugal, João Luis Fontes realça, por exemplo, que existe “um grupo ecuménico muito ativo no Porto” que propõe um itinerário ao longo de todo o ano.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021 tem como tema ‘Permanecei no meu Amor e produzireis muitos frutos’ e a proposta de reflexão que vai mobilizar este ano milhões de cristãos foi elaborada pelas monjas da comunidade ecuménica de Grandchamp, na Suíça.

“A ideia fundamental na escolha deste texto” de São João e desenvolvido pela comunidade monástica é sublinhar a ideia de que “não há unidade nem reconciliação sem este permanecer em Cristo”, observa o entrevistado.

Apesar de, “sociologicamente, a maioria do país ser católica”, o caminho ecuménico em Portugal é feito “passo a passo”, mas “tem de ser cada vez mais transformador”, sublinha João Luis Fontes.

Entre as novas gerações sente-se menos o peso do passado e os departamentos das várias confissões religiosas “têm grande abertura para este diálogo”.

Os trabalhos em conjunto ao nível das preocupações com a ecologia integral são “um exemplo” deste caminho ecuménico, conclui o entrevistado.

HM/LFS/OC

 

Ecumenismo: Papa apela à «unidade» entre cristãos, evocando semana de oração

Partilhar:
Share