Ecumenismo: Comunidade de Taizé escolhe Praga como anfitriã para próximo Encontro Europeu de jovens

Iniciativa reuniu mais de 30 mil pessoas em Estrasburgo, onde acolheram o novo ano em oração

Lisboa, 02 jan 2014 (Ecclesia) – A comunidade ecuménica de Taizé anunciou que a capital da República Checa, Praga, vai acolher o próximo Encontro Europeu de Jovens, de 29 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015.

A revelação foi feita pelo prior da comunidade, irmão Alois, perante o arcebispo de Praga, cardeal Dominik Duka, e o presidente do Conselho Ecuménico das Igrejas checas, pastor Fajfr, em Estrasburgo (França), onde decorreu o encontro deste ano, que reuniu cerca de 30 mil pessoas, incluindo 300 portugueses.

O cardeal Duka afirmou que Praga é “um centro espiritual e cultural” não só da República Checa, mas “de toda a Europa Central”.

O irmão Alois destacou, por sua vez, que o encontro de Estrasburgo, concluído na quarta-feira, evocou o esforço de reconciliação na Europa, após “guerras destruidoras”, no século XX.

O prior de Taizé falou ainda na “reconciliação entre cristãos”, pedindo que esta seja “um sinal do Evangelho e para que se possa tornar fermento de reconciliação entre os homens e entre os povos”.

“A história recente da África do Sul dá-nos um exemplo. Mesmo se o caminho para uma maior justiça é ainda longo, Nelson Mandela, ao oferecer o perdão, tornou possível a cura de feridas que tinham, mesmo assim, sido terríveis no passado do seu país”, disse o responsável, durante as meditações que encerravam os dias de oração e de reflexão.

O irmão Alois adiantou que durante o ano de 2014 a comunidade ecuménica sediada na localidade francesa de Taizé vai promover vários encontros com jovens da América, com passagens pelo Texas (estados Unidos da América), México, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Cuba.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top