«CAuSA Comum» quis despertar «interligação, compromisso e comunhão»

Lisboa, 25 out 20202 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) associou-se à celebração do ‘Tempo da Criação’, iniciativa ecuménica mundial para a defesa doambiente, e promoveu, durante 20 dias, uma sensibilização para o tema da ecologia integral.

“Este tema da ecologia integral, no contexto escolar, está associado à sensibilização para os valores da gratidão, do cuidado, do respeito e da responsabilidade para com a criação e para com o outro”, indicou o Secretariado Nacional da Educação Cristão, num texto divulgado hoje através do seu portal ‘Educris’.

A ação ‘CAuSA Comum’ quis “despertar para a importância da comunhão, para a necessidade de estar interligados uns com outros, para o compromisso conjunto tão necessário na criação de pontes”.

A partir de “um verbo de ação”, com um pequeno vídeo ou frase, a disciplina quis “ajudar à mudança de paradigma, para a conversão interior, para o agir humilde de cada um sobre as situações concretas” de todos os dias.

“É um princípio do caminho que queremos percorrer em conjunto e enche de sentido a nossa missão como professores de EMRC. Implica ação, implica reflexão sobre os erros, sobre as fragilidades humanas e desafia à audácia, à coragem de cada um e de todos, para atender ao clamor dos que mais precisam de nós”, explicam os responsáveis pela iniciativa.

A Igreja Católica encerra hoje a Semana Nacional de Educação Cristã.

OC

 

Partilhar:
Share