Dominicanos: Conventos destacam-se por estar em «meio urbano e universitário»

A II Jornada de História – os Dominicanos em Portugal terminou este sábado em Vila Nova de Gaia

Porto, 02 jul 2016 (Ecclesia) – Pedro Castro Cruz, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, apontou que a localização dos conventos dominicanos é em "meio urbano e universitário", na II Jornada de História – os Dominicanos em Portugal.

"Ver através do Convento dos Dominicanos" foi uma das palestras de deste sábado, por Pedro Castro Cruz que convidou os presentes a uma "viagem entre 1988 e 2016 a partir do Convento e Centro Cultural Dominicano, no Alto dos Moinhos, em Lisboa".

Integrado numa área temática "percursos de investigação" o investigador fez realçar na sua intervenção a "tradição dominicana na localização de um convento".

"Para os dominicanos a construção de um convento é em meio urbano e universitário, neste caso é na freguesia de S. Domingos de Benfica; próximo do atual estádio da luz, e perto das das Universidade Católica e Clássica de Lisboa", referiu.

Estas Jornadas promovem a transversalidade cronológica nas suas temáticas de estudo, tendo por fim, a possibilidade de explorar os diferentes períodos da presença dominicana em Portugal e dinamizar o diálogo entre as diferentes épocas em questão.

Cada Jornada é acompanhada por momentos culturais de índole diversa (concerto musical, exposição de espécimes bibliográfico-documentais e instalações de arte contemporânea).

A III jornada vai realizar-se nos dias 11 e 12 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com o tema “Espaço. Homens. Percursos.

JG/SN
 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top