Das festas religiosas marítimas aos desafios de viver como sal

Apostolado do Mar avaliou 2008/9 e programou novo ano

A maior parte dos responsáveis do Apostolado do Mar em Portugal reuniu-se nesta Segunda-feira em Fátima, para se pronunciar sobre as actividades de 2008/9 e reflectir sobre o tema-símbolo do próximo ano.

Desde Vila Praia de Âncora à Fuzeta, os leigos e párocos presentes no encontro avaliaram as festas religiosas, sobretudo do Verão.

O símbolo do «mar» foi novamente reflectido e partilhado, depois da formação realizada a 5 de Outubro. O tema será aprofundado em cada grupo paroquial do Apostolado do Mar, em ordem à vivência da próxima iniciativa de âmbito nacional, que se centrará na imagem do «sal».

A situação da revista «Estrela do mar» foi outro dos assuntos da agenda, tendo sido avaliada a regularidade, comparticipação das paróquias em termos económicos e de artigos, conteúdos, e utilidade enquanto recurso de formação. Com quase dez anos de existência, esta publicação pretende ser uma ajuda à formação dos vários grupos do Apostolado do Mar na vertente religiosa e no aprofundamento da espiritualidade marítima em Portugal.

O retiro do Movimento, que ocorrerá no final de Janeiro do próximo ano, aprofundará a dimensão do sacerdócio do povo de Deus, em consonância com o tema que inspira a acção da Igreja católica em 2009/10. O encontro será baseado na expressão «Vós sois um povo sacerdotal». A assembleia deu grande relevo à promoção participativa de menores de trinta anos, tendencialmente cinco no mínimo por grupo ou paróquia.

O Apostolado do Mar está organizado em Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo, Caxinas (Vila do Conde), Aveiro (‘Stella maris’ da Gafanha da Nazaré), Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta, além de vários grupos de incidência paroquial, muitos deles em remodelação e renovação. O director nacional deste Organismo é nomeado pela Conferência Episcopal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top