D. António Montes é o novo presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária da Concordata

Substitui D. João Alves que solicitou dispensa do cargo por motivos de idade e de saúde

Lisboa, 03 Jun 2011 (Ecclesia) – O bispo de Bragança, D. António Montes, foi nomeado – pela Secretaria de Estado do Vaticano – presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária prevista no artigo 29 da Concordata entre a Santa Sé a República Portuguesa de 2001.

Uma nota da secretaria episcopal da diocese – publicada pelo jornal «Mensageiro de Bragança», de 2 de Junho – sublinha que D. António Montes substitui D. João Alves, bispo emérito de Coimbra, “que solicitou dispensa do cargo por motivos de idade e de saúde”.

Segundo as duas alíneas do nº 2 do referido artigo, são atribuições desta comissão “procurar, em caso de dúvidas na interpretação do texto da Concordata, uma solução de comum acordo” e “sugerir quaisquer outras medidas tendentes à sua boa execução”.

O texto da secretaria episcopal – com data de 23 de Maio de 2011 – refere que os restantes membros da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária são o padre Manuel Saturino da Costa Gomes, director do Instituto Superior de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa e Paulo Adragão, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

As delegações da Santa Sé e da República Portuguesa reúnem-se em Lisboa, alternadamente no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Nunciatura Apostólica.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top