Cultura: Exposição «Tecer a Esperança» mostra devoção a Nossa Senhora do Loreto

Lisboa, 09 mar 2019 (Ecclesia) – A exposição «Tecer a Esperança» vai apresentar, em Lisboa, a partir do dia 16, “criações artístico-artesanais” consagradas a Nossa Senhora do Loreto, assinalando os 500 anos da igreja dos italianos.

A iniciativa, que chega agora a Portugal, apresenta “algumas criações artístico-artesanais de extraordinária execução, destinadas a vestir as imagens de madeira presentes nos altares de várias igrejas italianas. Estas vestes vão mudando de acordo com o calendário litúrgico e assumem um aspeto ainda mais rico e magnífico por ocasião de certas datas e festividades, quando as imagens são levadas em procissão pelas ruas das aldeias”, indica um comunicado da organização enviado à Agência ECCLESIA.

A exposição, que abre portas no Museu de São Roque, insere-se na comemoração dos 500 anos da igreja dos italianos, de Lisboa, e apresenta uma “edição consagrada a Nossa Senhora de Loreto, a quem é dedicada a igreja”.

O nome da mostra evoca o “entrelaçar e a esperança, fundindo-as como que numa unidade espiritual e imaterial”.

Até ao dia 19 de maio, o público vai poder ver trajes que elucidam sobre a “intensa devoção a Nossa Senhora de Loreto, desde o século XVI” na diocese de Sora-Cassino-Aquino-Pontecorvo, na região italiana de Lácio.

A organização é da responsabilidade da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem para as províncias de Frosinone, Latina e Rieti, em colaboração com o Parque Arqueológico do Coliseu, a Embaixada de Itália, em Lisboa, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top