Cerimónia marcada para as 16h00 de terça-feira

Porto, 03 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto vai presidir esta terça-feira às exéquias de Agustina Bessa-Luís, escritora que faleceu esta segunda-feira aos 96 anos de idade.

Em comunicado publicado no Círculo Agustina Bessa-Luís, a família informa que “o corpo ficará em câmara ardente a partir das 10h30” de terça-feira, na Catedral do Porto, onde serão celebradas as exéquias, pelas 16h00, sob a presidência de D. Manuel Linda.

Finda a cerimónia religiosa, “o corpo seguirá para o cemitério do Peso da Régua, onde será sepultado na intimidade da família”.

Na homilia da sua entrada solene na Diocese do Porto, a 15 de abril de 2018, D. Manuel Linda citou a escritora, para sustentar que ser presença de Igreja neste mundo passa por “comover [os corações] para desconvocar a angústia e aligeirar o medo”.

Agustina Bessa-Luís, natural de Vila Meã, no Concelho de Amarante, recebeu em 2004 o ‘Prémio Camões’, cujo júri destacou uma obra que “traduz a criação de um universo romanesco de riqueza incomparável, contribuindo para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum”.

Em comunicado, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, presta homenagem á figura de “criadora” e “cidadã”, como “retrato da força telúrica de um povo”.

O Governo, por indicação do primeiro-ministro, António Costa, decretou um dia de luto nacional para terça-feira.

OC

Partilhar:
Share