Crise: Apoio garantido às IPSS

Apesar do chumbo da proposta de «Fundo de emergência» do PSD, o Pe. Lino Maia mostra-se optimista em relação ao diálogo com o governo A CNIS já esperava a não aprovação do Fundo de emergência social público. O Pe. Lino Maia, Presidente da CNIS fala em “questão de oportunidade e não tanto de partidarismo”. “Era esperado. Uma proposta semelhante a ser aprovada teria de ser apresentada pelo PS e não pela oposição”, afirma o Pe. Lino Maia sem esconder que lamenta o chumbo na Assembleia da República. O PS chumbou esta Sexta-feira a proposta do PSD para a criação de um Fundo de emergência social público. A votação obteve o voto favorável do CDS-PP, BE e as abstenções do PCP e do Partido Os Verdes. Apesar do chumbo, o Presidente da CNIS afirma não estar pessimista. “As vias de diálogo estão abertas com o governo e vamos criar formas de resolver as situações das instituições que se encontram numa situação mais frágil devido à crise”, explica, indicando que existem instituições que diminuíram muito consideravelmente a comparticipação dos utentes. O Presidente da CNIS pede às instituições que se encontrem em situação fragilizada, que façam, “de forma sustentada, as suas exposições e a CNIS irá actuar junto do governo para resolver estas situações”. O Pe. Lino Maia garante apoio numa altura em que algumas instituições atravessam dificuldades. A CNIS reuniu este Sábado em Assembleia Geral com a crise e as dificuldades consequentes como pano de fundo. “Há instituições que apontam uma diminuição de cerca de 70 mil euros de comparticipações dos utentes. Para uma instituição que vive sempre no fio da navalha é complicado”. Os casos “vão-se generalizando”, particularmente nas zonas periféricas das grandes cidades, com especial incidência no Porto, norte de Aveiro e sul de Braga e ainda no interior do país. A Assembleia da CNIS aprovou ainda uma Declaração de princípios da educação no sector solidário. O Presidente da CNIS explica ser “um importante documento estratégico que aponta a educação como a principal via para a inclusão. Uma educação que não se restringe à escolaridade mas envolve todas as instituições da comunidade”.

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