Publicação da Universidade Pontifícia de Comillas, Espanha

Lisboa, 19 mar 2020 (Ecclesia) – A Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, publicou um guia para ajudar no bem-estar psicológico de comunidades religiosas e sacerdotes atingidas pelas consequências da pandemia do Covid-19.

As propostas da Equipa de Vida Religiosa e Sacerdotal da Unidade de Psicologia Clínica (UNINPSI) da instituição académica, publicadas online, convidam a “cuidar responsavelmente uns pelos outros – próximos e distantes”, para que cada um se possa sentir acompanhado neste momento de isolamento forçado.

Entre as sugestões está o desafio de conhecer “o melhor possível” a realidade em que cada um vive, mas sem gerar “dinâmicas de alarme infundado”, alertando para os riscos de um “excesso de informações”.”

“Ideias irracionais, pensamentos negativos e outras reações emocionais acabam por ser contraproducentes”, pode ler-se.

Um aviso especial para “dados e comentários não verificados e com fiabilidade duvidosa”.

Para a vida comunitária, sublinha-se que neste momento há mais tempo passado com os religiosos e religiosas da mesma casa, uma “oportunidade de viver a fraternidade e a união de espíritos”.

O guia propõe que este seja um espaço de “encontro, tranquilidade, proximidade e liberdade”, numa quarentena que, no calendário católico, acompanha o “caminho quaresmal”, na preparação para a Páscoa.

Do ponto de vista pessoal, é sugerida a criação de um “cronograma” para que seja possível gerar rotinas e manter um “certo nível de atividade”.

Aos sacerdotes, consagrados e consagradas, é sublinhado que o isolamento permite combater a “velocidade e urgência” que afeta também a vida espiritual, abrindo espaço para a interioridade.

É ainda sugerido que se use a tecnologia para manter a proximidade a entes queridos e pessoas necessitadas.

“Também precisamos de cuidar de nós mesmos. Fazemos parte de uma Igreja plural em que cada sacerdote, membros de institutos de vida consagrada e contemplativo possui forças profundas”, pode ler-se.

OC

Partilhar:
Share