Celebração marcada para 20 de outubro conta com a presença de líderes religiosos e políticos

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 16 out 2020 (Ecclesia) – O Papa vai participar na próxima terça-feira numa celebração ecuménica pelas vítimas da pandemia, marcada para Roma, anunciou hoje o Vaticano.

Francisco une-se a líderes religiosos e políticos, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (através de videomensagem), numa iniciativa promovida pela comunidade católica de Santo Egídio.

Depois de, a 3 de outubro, ter visitado Assis para a assinatura da sua nova encíclica, ‘Fratelli Tutti’, o Papa volta a sair do Vaticano na tarde do próximo dia 20 para marcar presença num encontro de oração pela paz intitulado “Ninguém se salva sozinho – Paz e Fraternidade”.

O evento começa na Basílica de Santa Maria in Aracoeli, reunindo vários representantes de Igrejas e comunidades cristãs, seguindo depois para a Praça de Campidoglio, em Roma, onde se unem líderes de outras confissões religiosas – muçulmanos, judeus e budistas.

O encontro da comunidade de Santo Egídio acontece normalmente em Assis e dá continuidade à iniciativa inter-religiosa promovida por São João Paulo II, na cidade italiana, em 1986.

Este ano, devido à pandemia, a celebração decorre em Roma, evocando as vítimas da pandemia e de conflitos armados, como acontece na Síria ou no enclave de Nagorno-Karabakh, disputado pela Arménia e Azerbaijão.

Além do Papa, vão participar neste evento o patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I; o rabino chefe da França, Haim Korsia; o secretário-geral do Comité Superior da Fraternidade Humana (Islão), Mohamed Abdelsalam Abdellatif; e o budista Shoten Minegishi.

Os participantes vão guardar um minuto de silêncio pelas vítimas da pandemia e de todas as guerras; após a leitura do Apelo pela Paz 2020, este será entregue por um grupo de crianças aos embaixadores e a representantes políticos.

No final, o Papa Francisco, juntamente com todos os líderes religiosos, acende uma vela pela paz.

OC

Partilhar:
Share