Site apresenta propostas para celebrar Tríduo Pascal em família

Lisboa, 01 abr 2020 (Ecclesia) – O diretor editorial da Paulus, irmão Tiago Melo, disse à ECCLESIA que este tempo de pandemia pode servir para “celebrações em família”, apresentando uma proposta para o Tríduo Pascal.

“Este é um tempo de interiorização das comunidades cristãs e agora ainda mais para levar mais intensamente o conteúdo para as famílias, por isso a Paulus propõe conteúdos online, propostas de via sacras, livros e alguns títulos que ajudem a caminhar e fazer percurso de aprofundamento dos mistérios de Cristo”, referiu.

O isolamento social causado pelo Covid-19 é encarado pela Paulus Editora como um desafio a “adaptar-se e utilizar as plataformas”, para alcançar um “público maior e levar a mensagem”.

O irmão Tiago Melo destaca que, especialmente neste tempo, a editora tem a “missão de proporcionar momentos orantes” e ajuda às famílias.

“Além da liturgia diária, via-sacra, cânticos e subsídios de apoio temos um subsídio para o Tríduo Pascal em família, pensado pelo padre Ricardo Figueiredo, pároco de Óbidos”, explica o religioso.

A proposta, disponibilizada online no site da Paulus Editora, divide-se em quatro celebrações litúrgicas, em ambiente familiar, com “dimensão de ambientação, escuta da Palavra, um gesto e uma oração”.

“O padre Ricardo lança uma proposta para que a família se possa juntar e celebrar a semana santa e sugere que as famílias façam num espaço de oração, caso não o tenham, é o momento para criar e as crianças podem ajudar”, refere.

O responsável pela Paulus Editora em Portugal acrescenta ainda que estas celebrações “se tornam mais simples neste subsídio”, com algo específico para cada dia, como por exemplo “o acender de uma vela”.

Também a proposta de uma via-sacra se encontra disponível online para que, neste momento, “possa ser acessível a todos, sejam párocos, colaboradores e ser distribuídos ao maior número de pessoas possível”.

“Apresentamos a via-sacra do padre Artur Ribeiro de Oliveira, uma via sacra cantada, com  partituras e CD para orientar as pessoas que queiram cantar e até as famílias podem estudar em casa”, afirma. 

“O Sofrimento de Deus”, da autoria de Pedro Miguel Mendes de Sousa é uma publicação que ganhou o prémio Paulus 2019 e que o irmão Tiago deixa como sugestão de leitura para este tempo de isolamento social. 

PR/SN

Partilhar:
Share