Papa Francisco sugeriu a todos os cristãos que o rezassem esta quarta-feira, ao meio-dia

Lisboa, 25 mar 2020 (Ecclesia) – O projeto “Catequese em sua Casa” propôs hoje uma apresentação da oração do Pai-Nosso, em sintonia com o desejo do Papa Francisco que pediu a todas as Igrejas cristãs para o rezarem ao meio-dia de Roma.

“Catequese em sua Casa” é um projeto da Agência ECCLESIA em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa e contou, na edição desta semana, com a participação de Vera Lomba, catequista na paróquia de Odivelas.

Vera Lomba começou por sugerir que os dias passados em casa podem ser uma oportunidade para a “redescoberta do outro”, para valorizar quem está na “linha da frente” de uma pandemia a tratar os doentes e também aqueles que trabalham diariamente nos supermercados, nas forças de segurança para manter a “normalidade de uma rotina diferente”.

Referindo-se ao tema da oração, no contexto do pedido do Papa dirigido a todos os cristãos que rezassem o Pai-Nosso ao meio-dia desta quarta-feira, todos juntos, a catequista da Paróquia de Odivelas disse desde logo que amanhã e nos dias seguintes também se pode cumprir este desafio de Francisco.

Na explicação do Pai-Nosso, Vera Lomba valorizou o facto da oração expressar a certeza de que “Deus cuida” de todas as pessoas, também nas circunstâncias da atualidade, desafia a “tornar presente” o Reino de Deus e ensina a pedir “o pão de cada dia” para hoje, seja pensando naqueles que o não têm, seja aceitando as contingências e as “ausências” das prateleiras dos supermercados.

Vera Lomba sublinhou também a necessidade de valorizar o perdão no atual contexto, evitando “situações de ofensa”, e a urgência do “grito de ajuda” com que termina o Pai Nosso, ao pedir “livrai-nos do mal”.

Vera Lomba frequentou a catequese durante 10 anos e é catequistas há 13, na paróquia de Odivelas, tendo estado envolvida com a catequese da infância e, no último ano, acompanhando um grupo da adolescência.

PR

Partilhar:
Share