Educadora de infância na creche da Irmãs da Apresentação de Maria, no Funchal, recorda experiência missionária e diz que «nunca se sentiu tão bem»

Funchal, 14 out 2021 (Ecclesia) – Fátima Fernandes, educadora de infância na creche da Irmãs da Apresentação de Maria, no Funchal, contou à Agência ECCLESIA a sua experiências missionária em Moçambique, onde “nunca se sentiu tão bem”.

“É preciso dar muito de nós que temos tanto, eu acho que trouxe mais do que do que levei  e senti que eles me acolheram muito bem, fez-me sentir uma pessoa que tinha muito a dar, eu acho que nunca me senti tão bem na minha vida”, partilha.

Fátima Fernandes tem uma “grande ligação às irmãs” que já conhecia antes de ir trabalhar para a creche em 2011, como educadora de infância e foi convidada a visitar a obra das irmãs em Moçambique, uma “concretização de um sonho” que tinha “desde muito nova”.

“Tive a oportunidade de ir realizar este sonho e lá fui no mês de agosto, o meu mês de férias, fui para Moçambique estes 30 dias para conhecer algumas obras das irmãs e tive a trabalhar efetivamente duas semanas no Jardim de Infância”, recorda.

Para a entrevistada a vivência de missão trouxe uma nova perspetiva de vida, percebendo que “aquelas crianças tinham tantas necessidades” e a madeirense sentiu que “teria mais do que merecia”.

“Chegar a uma sala e ver 45 crianças com uma folha A4, dividida em quatro, para poderem fazer um desenho e eu saber que na minha escola na minha realidade tínhamos muitas coisas que muitas vezes não valorizamos fazia-me sentir egoísta, nem sei bem explicar”, afirma.

A experiência de um mês em missão fez Fátima Fernandes “transformar” a sua forma de estar com as crianças, desde a pedagogia às brincadeiras.

“Sem dúvida que me transformou na parte do sentimento, do educar com amor, porque podemos ter todas as coisas deste mundo, dos melhores materiais, mas quando não damos de nós, não pomos o coração, as coisas não correm bem nem críamos seres humanos com valores”, aponta.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana trazem experiências missionárias que pode acompanhar online de segunda a sexta-feira, pelas 17h00.

SN 

Partilhar:
Share