«Nunca estivemos tão próximos e unidos» –  padre Nuno Maiato

Lisboa, 27 mai 2020 (Ecclesia) – As ‘Conversas na Ecclesia’ abordam hoje a experiência pastoral de uma sacerdote nos Açores e do trabalho da equipa de comunicação da Fundação Salesianos, durante a pandemia, com recurso às plataformas digitais.

O padre Nuno Maiato criou um espaço no Facebook ,por onde passam todas as iniciativas de presença digital da Igreja.

“Não foi planeado nem sonhado”, confessa o sacerdote da ilha de São Miguel, que fala numa consequência do confinamento e da vontade estar “próximos dos paroquianos”.

“Assim os meus paroquianos e todos os outros podiam aceder a tudo o que estava a ser feito nestas ilhas”, acrescenta.

Miguel Mendes, responsável pela Equipa de Comunicação da Fundação Salesianos, assume por sua vez que o desafio foi não perder o contacto com as muitas centenas de alunos que fazem parte dos colégios.

Se, a nível escolar, o desafio esteve a cargo dos professores e equipas pedagógicas, no campo da pastoral juvenil foi necessário criar algumas iniciativas.

“Começamos a promover algumas iniciativas como a transmissão de missas, do terço e adoração ao Santíssimo, mas também dos bons dias e boas noites que são tradições muito salesianas”, refere Miguel Mendes.

A equipa de comunicação dos Salesianos criou um espaço onde congregou todas as experiências digitais que iam sendo produzidas nas várias escolas e casas.

Demos-lhe o nome de ‘Estamos contigo’ e é uma presença onde se pode acompanhar e ter uma noção de tudo o que está a acontecer nos salesianos”.

Perante os condicionalismos da pandemia, o padre Nuno Maiato não tem dúvidas de que o caminho iniciado, “com formação e empenho, pode chegar a muita gente e lugares”.

Para esta necessidade concorre a dispersão geográfica da Diocese de Angra que, com estas plataformas, fica mais próxima.

“Não há como voltar para trás… não substitui a vivência e a comunhão presencial, mas é um suplemento que me encheu de alegria e de esperança” reconhece o sacerdote, responsável pela paróquia de Santa Cruz, na Ouvidoria de Lagoa.

Por seu turno, Miguel Mendes sublinha o facto de esta experiência também estar a aproximar as várias escolas Salesianas e a criar linhas comuns e concertadas de comunicar.

“Ligados em Casa” é a rubrica de quarta-feira das “Conversas na Ecclesia” que, de segunda a sexta, olha várias realidades da Igreja em Portugal; semanalmente, a prioridade é o desafio digital e a forma como a Igreja Católica vai fazendo caminho neste âmbito da comunicação.

HM/OC

Partilhar:
Share