Mãe da Diocese de Aveiro aceitou o desafio de ser catequista em tempo de pandemia

 

Aveiro, 01 jun 2021 (Ecclesia) – Teresa Carvalho, catequista na paróquia da Vera-Cruz, Diocese de Aveiro, contou à Agência ECCLESIA que o convite para dar catequese foi um desafio do pároco mas sente “uma vitória” cada vez que consegue chegar ao coração de uma criança.

“Eu acho que a missão do catequista é promover o encontro com Jesus, que sintam que fazem parte desse encontro, dessa história, no fundo ser catequista é ser facilitador, se no fim da catequese eu tiver chegado ao coração de uma criança, foi um dia bom, um dia ganho, uma vitória”, referiu.

Teresa Carvalho acompanhava a filha desde que entrou para a catequese, “nesta paróquia na catequese familiar”, modelo que considera muito interessante, “por incluir pais e crianças no mesmo processo”.

“A cada encontro íamos recordando e aprofundando os nossos conhecimento e o padre João, o pároco, percebeu que o modelo agradava à nossa família e surgiu o convite, eu aceitei, até porque também estive ligada durante muitos anos ao CNE, fomos escuteiros”, recorda. 

Apesar de não ter “formação de catequista” esta engenheira do Ambiente “está a fazer caminho de aprendizagem” com as outras catequistas e, atualmente, é catequista do 4º ano, onde está a filha Margarida. 

“Ela gostou imenso da ideia, ainda estou naquela fase em que as crianças acham que os pais são uns heróis, acha o máximo ter lá a mãe”, reconhece.

A catequista admite que ter uma filha no grupo e conhecer muitas das crianças “cria uma proximidade muito grande” e facilita a comunicação.

“As crianças são muito recetivas se falarmos a linguagem delas, estão dispostas a aprender, são seres muito curiosos, mas, por outro lado, para conseguir chegar a elas tem de haver alguma cumplicidade e este ano não foi fácil, porque muitos dos encontros aconteceram à distância”, assume.  

Teresa Carvalho afirmou também que na catequese é possível “trazer leveza e alegria às crianças” e sobretudo “aprender a ser leve e alegres como elas”. 

As «Conversas na Ecclesia» desta semana fazem eco da instituição do ministério do Catequista, ficam online às 17h00 na Agência ECCLESIA e disponíveis às 22h45 na Antena 1.

SN

Partilhar:
Share