Psicólogo clínico do Instituto de São João de Deus destaca dimensão «sanadora» perante ameaça da pandemia

 

Lisboa, 25 nov 2020 (Ecclesia) – Hugo Lucas, psicólogo clínico do Instituto de São João de Deus (ISJD), disse à Agência ECCLESIA que a dimensão espiritual é fundamental na pandemia, fruto do “grande confronto com a finitude humana” perante uma “ameaça imensa”.

“O que mais importante é perceber que, nunca crise como a que vivemos, num contexto de situações-limite como a que muitos estão ou podem vir a atravessar, numa fase de total mudança e incerteza, é necessário dar espaço a necessidades espirituais, manifestações que, até aqui, eram pouco pensadas e quase nunca expressas”, assinalou o convidado desta semana nas ‘Conversas do Silêncio’, que decorrem ao longo de novembro.

O especialista assinala que a dimensão espiritual e a religiosidade que possa existir é “absolutamente fundamental”, com efeito “sanador” para uma dor que toca a cada vez mais pessoas, ajudando a “redescobrir o sentido de vida face a estes acontecimentos”.

Hugo Lucas fala a pessoas que podem estar “zangadas” com Deus por causa de alguma situação negativa na sua vida.

“A sua espiritualidade é algo absolutamente importante neste momento”, indica.

No mês de novembro a Agência ECCLESIA apresenta as ‘Conversas do Silêncio’, publicadas online pelas 17h00 e emitidas no programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, de segunda a sexta-feira.

OC

Partilhar:
Share