Comunidade de Santo Egídio pede o regresso das negociações na Libéria

Assumindo o seu papel de mediação no diálogo entre o governo de Monróvia e o LURD («Liberianos Unidos para a Reconciliação e a Democracia), a Comunidade de Santo Egídio pediu às partes envolvidas no conflito na Libéria um novo «cessar-fogo» e o regresso das negociações. «É necessário pôr fim aos confrontos armados e procurar uma solução política sem mais derramamento de sangue», lê-se num comunicado da Comunidade fundada por Andrea Riccardi. A situação da Libéria levou o Papa a lançar um apelo à comunidade internacional no passado dia 2 de Julho. Os ataques falhados por parte dos rebeldes em Monróvia ocasionaram no mês passado aproximadamente 700 mortos e milhares de feridos. Depois da esperança suscitada pelo «cessar-fogo» declarado unilateralmente em Roma diante da Comunidade de Santo Egídio por parte dos rebeldes Liberianos Unidos pela Reconciliação e a Democracia (LURD) a 7 de Junho, e os acordos de Accra-Akosombo, a situação agravou-se novamente e volta a ser desesperada para a população de todo o país. O comunicado da “Santo Egídio” solicita que seja uma prioridade, tanto para os envolvidos como para a comunidade internacional, «o fim do sofrimento da população civil, o regresso de todos os refugiados à cidade e a distribuição de ajuda humanitária e de emergência». Com o pedido trata-se de «pôr em andamento o quanto antes possível uma nova fase de reconciliação nacional».

Partilhar:
Scroll to Top