Coimbra: Seminário Maior classificado como monumento nacional

Governo sublinha importância histórica do edifício

Coimbra, 08 jun 2021 (Ecclesia) – O Governo português decidiu classificar o edifício do Seminário Maior de Coimbra como monumento de interesse nacional, num decreto publicado esta segunda-feira em Diário da República.

“A cidade e a Igreja de Coimbra conta com mais um Monumento Nacional – um orgulho e uma responsabilidade. Queremos estar à altura deste enorme desafio”, refere uma nota divulgada pelos responsáveis do seminário, após a divulgação da decisão.

A classificação como monumento nacional do Seminário Maior de Coimbra, incluindo os três edifícios, os jardins e os muros envolventes, segundo os critérios do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, reconhece “o seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu interesse como testemunho notável de vivências e factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

O edifício principal foi mandado construir pelo bispo D. Miguel de Anunciação, tendo as obras sido iniciadas em 1748, com a direção do italiano Francesco Tamossi.

“Trata-se de um edifício antecedido por um belo e aparatoso jardim, traçado já no século XIX, com um arranjo que se deve ao bispo-conde D. Manuel Correia de Bastos Pina, que determinou igualmente a construção dos dois edifícios laterais, entre 1873 e 1880”, realça o decreto governamental.

O padre Nuno Santos, reitor do seminário, destacava em janeiro, numa entrevista à Agência ECCLESIA, que o espaço se “reestruturou por dentro” e tem um “campo de atividades pastoral muito alargado”.

“O seminário estava completamente fora da cidade, era um elemento que não contava para a cidade. Neste momento, é um elemento que entra na cidade, convidado a estar muitas vezes a discutir as questões da cultura e do pensamento. Hoje, é claramente um lugar de pensamento e também um lugar de referência, quer da espiritualidade, quer da cultura, quer do pensamento”, desenvolveu.

OC

Património: Seminário de Coimbra mostra 250 anos de história através de visitas virtuais 3D

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top