Coimbra promove vigília pela vida

Diocese associa-se a iniciativa convocada por Bento XVI

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, vai presidir à “Vigília pela Vida Nascente”, no dia 27 de Novembro, pelas 21h30, na Sé Nova, unindo-se espiritualmente a Bento XVI que, à mesma hora, celebra as primeiras vésperas do I Domingo do Advento.

O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e o presidente do Conselho Pontifício  para a Família enviaram, através dos núncios apostólicos, uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais convidando os bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem, nas suas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração, em união com o Papa, para “promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da Vida e do Amor”.

Para esta vigília, que seguirá o modelo proposto por Bento XVI, são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas e os jovens. No decorrer da celebração as mulheres grávidas receberão uma bênção especial.

Cada família é convidada a trazer o Menino Jesus do seu presépio para ser abençoado. Na Sé Nova haverá estandartes de Natal para quem os quiser adquirir e, depois, desfraldar nas suas varandas e janelas.

Tendo a diocese uma grande extensão, sugere-se que nas paróquias não pertencentes ao arciprestado de Coimbra se promovam igualmente vigílias locais, com a mesma intenção.

Para ajudar estas comunidades, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar disponibiliza um guião e um cartaz que pode ser descarregado em http://www.diocesedecoimbra.pt/sdpfamiliar/recursos.htm#Folhetos).

“Num momento de crise, sentida a todos os níveis, associemo-nos a esta iniciativa do Papa e participemos activamente nesta vigília, preparando-nos assim convenientemente para a vinda do Menino-Deus”, indica comunicado da Diocese enviado à Agência ECCLESIA.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top