Coimbra, 27 mar 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra informa que o cónego Alfredo Ferreira Dionísio, faleceu, este domingo, dia 26 março.
Nasceu a 24 de setembro de 1933, na freguesia de Almalaguês, concelho de Coimbra e entrou para o Seminário Menor da Figueira da Foz em outubro de 1944 e, terminado o curso de teologia no Seminário Maior, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1956, na Sé Nova de Coimbra por D. Ernesto Sena de Oliveira.
O seu ministério sacerdotal até passar a residir no Lar de São José (antiga Casa do Clero) em 2018, foi exercido em várias localidades da Diocese de Coimbra.
O cónego Alfredo Ferreira Dionísio foi também membro do conselho presbiteral, assistente diocesano da LEC Feminina, professor de Religião e Moral na Escola Industrial Avelar Brotero e na Escola do Magistério Primário de Coimbra, diretor espiritual dos Cursilhos de Cristandade, do Colégio de São Teotónio e do Colégio Rainha Santa, assim como diretor do Secretariado Diocesano dos Professores de Religião e Moral Católica.
Em 1986 frequentou a Pontifícia Universidade de Salamanca onde se licenciou em Direito Canónico. Em 1998 é nomeado Vigário Judicial da Diocese de Coimbra.
Em 1999 é nomeado Cónego Capitular da Sé de Coimbra e em 2009 Cónego Penitenciário.
O seu funeral realizou-se, esta segunda-feira, dia 27 de março, pelas 10h30 na igreja paroquial de Almalaguês sob a presidência de D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra.
LFS