Coimbra, 27 out 2021 (Ecclesia) – Frei Domenico Celebrin, membro da Comunidade de Santo António dos Olivais, na Diocese de Coimbra, faleceu esta terça-feira aos 65 anos de idade, informaram os Franciscanos Conventuais.
O religioso italiano tinha sofrido um enfarte agudo do miocárdio, em setembro, e faleceu na sequência das complicações de saúde que se seguiram.
“A sua morte provocou uma onda de consternação e solidariedade não só na comunidade paroquial, mas também na Igreja Diocesana e na cidade de Coimbra. A sua figura era bem conhecida e apreciada, especialmente pelos seus dons de bondade, hospitalidade, sabedoria, misericórdia e caridade”, refere uma nota da sua comunidade religiosa, enviada à Agência ECCLESIA.
O funeral vai ser celebrado esta sexta-feira, pelas 15h30, na Sé Nova de Coimbra, sob a presidência do bispo diocesano, D. Virgílio Antunes.
Frei Domingos (Domenico Emilio Celebrin) nasceu em Sabaudia, Itália, a 4 de março de 1956; chegou a Portugal em 1991 tendo ficado em Lisboa, na paróquia de São Maximiliano.
Em 2005, veio para Coimbra, onde foi guardião do convento durante 12 anos e pároco em Santo António dos Olivais durante 16 anos, até 2 de outubro de 2021, altura em que passou o testemunho a frei Fabrizio Bordin.
“Com dedicação total deu a sua vida à Paróquia e à Diocese, tendo sido arcipreste do Arciprestado de Coimbra Urbana, membro do Conselho Presbiteral Diocesano e grande impulsionador do movimento ecuménico”, acrescenta a nota publicada a respeito do falecimento do religioso.
OC
Santo António: São as pessoas «simples e humildes» que procuram o santo, para «chegar a Deus»