Dioceses de Braga, Porto e Viana do Castelo ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respetivamente

Foto Olímpia Mairos/Renascença, equipa da Diocese de Vila Real

Chaves, 06 jul 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real venceu a edição 2022 do Clericus Cup, um torneiro de futsal disputado entre equipas constituídas por padres de várias dioceses e congregações religiosas, sagrando-se tricampeã da competição.

A final foi disputada entre a seleção da Diocese de Vila Real e a da Arquidiocese de Braga, tendo os padres transmontanos vencido por 3-0.

“É uma prenda bonita para a nossa diocese que está a celebrar o centenário da sua criação”, disse o padre Ivo Coelho, de Vila Real, em declarações à Renascença.

Foto Olímpia Mairos/Renascença

Para o capitão da diocese vencedora, “o troféu é importante”, mas “mais importante” é o convívio entre os padres participantes.

Para o padre César Mendes, da equipa dos Padres Vicentinos e Alentejo a experiência foi “muito positiva e proporcionou o encontro entre sacerdotes de várias regiões do país”.

“À parte dos jogos, nós acabamos por ter também muitas partilhas, partilhas de experiências. Partilhamos as nossas alegrias, as nossas tristezas. Trabalhamos em várias dioceses e em contextos diferentes, cada um tem a sua especificidade e estarmos juntos permite-nos recarregar baterias, na medida em que partilhamos as nossas vidas”, afirmou.

A equipa da Diocese do Porto ficou em terceiro lugar no Clericus Cup 2022 e a de Viana do Castelo em quarto.

De acordo com a reportagem da Renascença, em Chaves, participaram oito equipas no torneiro deste ano: Vila Real, Viana Castelo, Viseu, Porto, Guarda, Braga (com duas equipas) e Vicentinos e Alentejo.

O Clericus Cup 2022 decorreu em Chaves e reuniu certa de 100 participantes.

À Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, disse que o Clericus Cup “foi uma celebração da vida, do amor, da fé, da alegria e da felicidade”.

“Este resultado final naturalmente que nos orgulha, porque não podemos escamotear o facto de sermos de Vila Real e, portanto, Chaves estar integrado na Diocese Vila Real”, afirmou.

Para o bispo da Diocese de Vila Real, “todos ganharam” com a realização do Clericus Cup 2022 em Chaves, que “soube receber”, notando que “o envolvimento do clero foi muito positivo”.

“Ganhou a diocese porque tem uma excelente equipa, não só os que jogaram, mas, depois, um conjunto mais alargado de padres que praticam desporto, mas também as outras dioceses que aqui estiveram presentes, no sentido de que a participação, o envolvimento do clero foi muito positivo”, afirmou D. António Augusto Azevedo.

A edição 2022 do Clericus Cup, que hoje terminou em Chaves, foi a 15ª edição do torneio de futsal entre equipas constituídas por padres portugueses.

PR

 

Partilhar:
Share