Fátima, 26 out 2018 (Ecclesia) – As Jornadas nacionais de catequistas 2018 têm como tema «Ser Catequista Hoje: As Dimensões da Formação», entre hoje e este domingo, 28 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

A ação de formação, destinada a catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

As jornadas começam hoje com a apresentação do «Plano de Formação de Catequistas 2018» por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), pelas 21h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

Este sábado, a manhã inicia com a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo padre Joaquim Nunes Ganhão, diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém e durante a tarde Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, aborda o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», seguindo-se uma exemplificação prática do Tema 1 do Curso “Ser Catequista Hoje”.

O primeiro dia das Jornadas Nacionais de Catequistas termina com a conferência «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», proferida pelo padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

No domingo, dia 28, o diácono Paulo Campino, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, analisa o tema «Catequista: discípulo e acompanhante» e as conclusões do encontro vão ser apresentadas a partir das 11h15, estando a cargo do padre Tiago Neto, Irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves.

LFS

Partilhar:
Share