Capuchinhos: Semana Bíblica Nacional refletiu sobre «problemas atuais da sociedade»

Fátima, Santarém, 28 ago 2014 (Ecclesia) – A 37ª Semana Bíblica Nacional, com o tema “A Bíblia, Evangelho da família”, terminou hoje em Fátima e o frei Herculano Alves considera que “desenvolveu-se com toda a profundidade” e “teve bom acolhimento por parte do público”.

“As semanas bíblicas, normalmente, seguem sempre a vontade da Igreja de iluminação dos problemas atuais da sociedade e apesar de já termos feito uma sobre a família resolvemos fazer esta por causa da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos que decorre em outubro”, explica o sacerdote da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos que promovem a Semana Bíblica Nacional há 37 edições.

À Agência ECCLESIA, o biblista destaca que em Portugal, a ordem religiosa dedica-se “bastante à formação e informação bíblica” do povo de Deus por isso escolhem sempre um tema que esteja no contexto das preocupações da Igreja universal.

Para esta Semana Bíblica Nacional foram convidados “vários conferencistas que são peritos tanto no aspeto bíblico, eclesial e da pastoral bíblica da família”, acrescentou o frei Herculano Alves.

Do programa constavam temas e conferencistas como o provincial dos Capuchinhos portugueses, frei Fernando Cabecinhas, com “Família Hoje, Luzes e sombras”; D. António Couto, bispo de Lamego apresentou “Deus e Israel, As metáforas da família nos profetas”; “Família cristã: que futuro?”, por João Duque, professore da Universidade Católica Portuguesa e o tema de encerramento, “Os desafios da pastoral familiar”, apresentado hoje pelo prelado da Guarda, D. Manuel Felício.

O tema da XXXVII Semana Bíblica Nacional, “A Bíblia, Evangelho da família – Ser Família Cristã, hoje na Igreja e no Mundo”, vai ter continuidade nas semanas bíblias regionais, que começam já em setembro na Ilha da Madeira, e depois realizam-se nos Açores, em Gondomar, no Porto, em Viseu e em Barcelos.

“Outro parâmetro importante é o facto de serem publicados os resumos das conferências na próxima revista ‘Bíblica’ e depois vão ser também publicadas na íntegra na revista científica, em outubro”, desenvolve o sacerdote que considera que os participantes, e quem não teve possibilidade de estar em Fátima, vão ter “dois instrumentos que vai ajudar noutras tarefas, noutras ações paroquiais e em diversos organismos da Igreja”.

Esta iniciativa começou no domingo e terminou hoje com a Eucaristia, com um público de cerca de 300 pessoas que se “manteve sempre firme em todos os temas”.

Para frei Herculano Alves, a afluência de participantes, que “não foi muito numerosa”, encontra resposta em “problemas que são conhecidos, sobretudo a condição económica” para além de “uma menor adesão a iniciativas da fé” porque “há uma certa crise também na vivência da fé, que será a questão fundamental, sem esquecer a económica”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top