Brasil: Igreja ao lado das vítimas das chuvas

Bispo de Petrópolis apela à solidariedade da população perante as inundações e aluimentos que têm afectado a região

Lisboa, 13 Jan (Ecclesia) – A Igreja Católica no Brasil lamentou a morte de centenas de pessoas na sequência de inundações e aluimentos na zona serrana do Rio de Janeiro, apelando à solidariedade da população.

A diocese de Petrópolis, uma das zonas mais afectadas, “participa da dor pelas vítimas da chuva”, assinala um comunicado oficial divulgado pela Igreja local.

D. Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, manifestou, através de duas mensagens, a sua proximidade às “vítimas, os desabrigados e desalojados”, colocando à disposição os espaços das paróquias para os primeiros socorros as vítimas das fortes chuvas que atingiram a região.

O prelado pede a toda a comunidade católica que seja “plenamente solidária nesta dramática situação”, colaborando também com as forças governamentais.

Em declarações ao site da Conferência Episcopal, D. Filippo Santoro diz que a situação na diocese de Petrópolis é “dramática”.

Este responsável assinala que padres da diocese estão mobilizados e as igrejas estão a receber os desalojados, prestando os primeiros socorros e recolhendo mantimentos.

“Muitas regiões ainda não foram visitadas porque é impossível o acesso, pois os rios bloquearam os caminhos. Sabe-se que estão lá pessoas, mas não há como alcançá-las. Por isso, juntamente com os bombeiros, os padres e a comunidade estão a tentar ajudar todos”, afirmou o bispo de Petrópolis.

Pelo menos 385 pessoas morreram na zona serrana do Rio de Janeiro, Brasil, em consequência das fortes chuvas que atingiram sobretudo as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, noticiou hoje a «Globo».

“Renovamos as nossas orações para que sejam poupados outros sofrimentos à nossa cidade de Petrópolis, constantemente flagelada pela chuva”, pede D. Filippo Santoro.

A Cáritas do Rio de Janeiro enviou já 20 mil reais (cerca de 9100 euros) para a diocese de Petrópolis, destinados ao auxílio de emergência às vítimas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top