Bragança-Miranda: Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo celebra primeiro aniversário

Presidente do serviço faz balanço «muito positivo»

Bragança, 26 mar 2014 (Ecclesia) – A presidente do serviço diocesano da Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda, Alexandrina Fernandes, faz um balanço “muito positivo” dum primeiro ano “muito desafiante” de existência do departamento.

“Foi um ano muito desafiante, o D. José Cordeiro lançou o desafio de criar a pastoral do turismo na diocese depois da criação da Obra Nacional do Turismo e para já penso que o balanço deste primeiro ano do serviço é muito positivo porque conseguimos constitui-lo formalmente, sendo a segunda diocese a fazê-lo no país”, disse hoje à Agência ECCLESIA.

Para já e “neste curto tempo de existência” a Pastoral do Turismo de Bragança promoveu “algumas iniciativas que lançaram bases que podem ser importantes para o futuro”, como é exemplo “uma formação sobre o turismo e as suas potencialidades a nível religioso para os sacerdotes da diocese”.

Outra das medidas tomadas foi a candidatura a um financiamento do PRODER “que tem como objetivo arranjar dinheiro que permita promover mais atividades como por exemplo a criação de um quiosque móvel para colocar temporariamente nas igrejas da diocese, a criação de uma página da internet e de uma aplicação para telemóveis que brevemente vai ser lançada”, revelou à Agência ECCLESIA a presidente Serviço diocesano da Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda.

O dia de aniversário, assinalado esta terça-feira contou com a realização de um percurso pelas igrejas da cidade de Bragança e uma eucaristia na Igreja da antiga Sé presidida pelo bispo diocesano D. José Cordeiro, ficando o dia ainda marcado pela cerimónia de assinatura de protocolos com várias entidades, entre elas a Câmara Municipal de Bragança, o Museu do Abade de Baçal e a Escola de Comunicação e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB).

“Com a Câmara Municipal de Bragança trata-se de um protocolo de colaboração genérico que vai consistir em ações específicas a levar a cabo nos próximos anos; com o Instituto Politécnico de Bragança, mais especificamente a Escola de Comunicação e Turismo de Mirandela o protocolo assinado prevê que alunos da escola possam fazer os estágios curriculares no serviço da pastoral do turismo; com o Museu do Abade de Baçal está prevista numa primeira fase a criação de um guia e de uma formação de guias-interprétes, sendo que o próprio museu vai disponibilizar guias a quem visita a diocese”, explicou.

Alexandrina Fernandes confidenciou ainda que ao longo deste primeiro ano foi “por vezes complicado fazer entender as pessoas da importância deste serviço da pastoral do turismo, algo que é ainda novo em Portugal”, mas com “o passar do tempo e através das atividades que foram sendo promovidas começa-se cada vez mais a sentir uma aceitação”.

“O objetivo principal é que o turismo religioso seja encarado como um campo de evangelização, além do desenvolvimento e do contributo que pretendemos dar à região queremos que o turismo religioso seja encarado como uma nova forma de evangelização e é nesse campo que começamos já a notar alguns passos positivos”, concluiu presidente do serviço diocesano da Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top