Bragança, 24 mai 2022 (Ecclesia) – O padre Acácio Alfredo Anselmo faleceu hoje aos 96 anos de idade, informou a diocese de Bragança-Miranda.

Natural da freguesia de Castro Vicente, no concelho de Mogadouro, fez os estudos teológicos no Seminário de Bragança; foi ordenado sacerdote a 3 de julho de 1949, por D. Abílio Vaz das Neves.

A sua missão passou por paróquias do Concelho de Macedo de Cavaleiros (Macedo do Mato, Bagueixe, Ala, Vilarinho do Monte) e do Concelho de Alfândega da Fé (Agrobom, Valpereiro, Vilarelhos, Pombal, Eucísia e Santa Justa, Gouveia com Cabreira).

A partir de 1997, no Concelho de Mogadouro, liderou Castro Vicente, sua paróquia natal, com a anexa de Vilar Seco; assumiu, no ano seguinte, a freguesia de Peredo, com as comunidades de Porrais e Vilar Seco.

“Conhecido pelas suas calorosas pregações, em 2002 foi um dos 22 autores do livro ‘In honorem Belarmino Afonso’, editado pela Câmara Municipal de Bragança. Jubilado, residia na Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros”, refere a nota enviada pela diocese à Agência ECCLESIA.

A celebração das exéquias está prevista para esta quarta-feira, pelas 16h00, na igreja de Santa Maria Mãe da Igreja, em Macedo de Cavaleiros, sob a presidência do administrado diocesano, monsenhor Adelino Paes.

“Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do padre Acácio Alfredo Anselmo, ao Instituto Diocesano do Clero e a toda a Diocese de Bragança-Miranda”, conclui o comunicado do Secretariado diocesano das Comunicações Sociais.

OC

Partilhar:
Share