Bragança, 11 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai participar no Dia Diocesano da Juventude (DDJ’18), com o tema ‘Mergulha, não temas!’, que se realiza na vila de Vimioso, a 20 e 21 de abril, durante a Semana de Oração pelas Vocações 2018.

“Todo o programa foi desenhado a pensar nos jovens e no seu crescimento na fé, sendo protagonistas de um mundo melhor, como nos convida o Papa Francisco”, explicou a responsável pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional.

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, a irmã Conceição Borges afirma que o DDJ’18 quer ser “uma marca de vigor, alegria e renovação” na diocese transmontana.

As inscrições para o Dia Diocesano da Juventude de Bragança-Miranda são gratuitas e podem ser feitas pela internet até este domingo.

O encontro começa na tarde do dia 20 de abril, uma sexta-feira, a partir das 18h00, com os jovens a serem convidados “a acampar ou a acantonar” no parque de campismo local e pelas 21h00 começa uma “grande Vigília de oração vocacional” na igreja matriz de Vimioso.

No dia seguinte, a partir das 09h30 começa o acolhimento aos participantes, no centro da vila, e depois começam as atividades culturais, desportivas e de orientação, por exemplo, um peddypaper vai ajudar “a descobrir” Vimioso.

Com o tema ‘Mergulha, não temas!’, na tarde de 21 de abril, o DDJ’18 desafia a mergulhar em vários espaços – catequese, vocação, adoração, música e dança.

Neste âmbito, destaca-se a participação dos diferentes institutos de Vida Consagrada presentes na diocese no “Espaço Vocacional” e a comunidade da Unidade Pastoral Senhora da Visitação vai propor o “Espaço da adoração”.

Segundo o programa, o Dia Diocesano da Juventude 2018 de Bragança-Miranda termina com “dois momentos especiais”: O “mergulho em profundidade” na Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, às 15h30, de onde vão “emergir” no envio e com a entrega da Cruz da Juventude aos jovens responsáveis pelo encontro em 2019.

O DDJ em Vimioso realiza-se na 55.ª Semana de Oração pelas Vocações tem como tema ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’.

guião nacional para iniciativa inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e Lectio Divina, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.

CB

Partilhar:
Share