Bragança-Miranda: D. José Cordeiro pede «homens que sonhem em grande» e trabalhem juntos para «futuro melhor»

Bispo de Bragança-Miranda presidiu a celebração de Ação de Graças do centenário do nascimento de Camilo Mendonça, na presença de  Marcelo Rebelo de Sousa

Foto: Presidência da República

Vilarelhos, 09 jul 2021 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda assinalou hoje o centenário de nascimento de Camilo de Mendonça, afirmando a necessidade de “pessoas que sonhem em grande” e que o futuro necessita de ser sonhado juntos para que seja “melhor”.

“O Eng. Camilo Mendonça pertence aos grandes deste traço diferenciador. Precisam-se pessoas que são como lugares mais situados! Precisam-se pessoas que sonhem em grande! Precisamos de sonhar juntos um futuro melhor”, disse D. José Cordeiro, na homilia da Missa a que presidiu esta tarde em Vilarelhos, na Unidade pastoral São Bartolomeu dos Mártires.

A celebração contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Republica Portuguesa, que se encontra de visita à região e participou na celebração da Eucaristia em Ação de Graças pelos 100 anos do nascimento de Camilo Mendonça, seu padrinho de Batismo.

“O reconhecimento agradecido a um transmontano local e global, nascido há 100 anos e falecido com 63 anos, deixa marcas tão positivas que hoje respondem a uma vasta obra concretizada e muita por realizar”, considerou o bispo da diocese de Bragança-Miranda.

Foto: Presidência da República

D. José Cordeiro quis assinalar “a gratuidade” da música e do canto, empregadas gratuitamente e generosamente, para “o desenvolvimento integral do Bem comum e da Casa comum”.

“Sejamos colaboradores de Deus na obra da criação, na partilha do pão da fraternidade universal, na amizade social pelos caminhos da justiça e da paz”, pediu.

Na igreja de Vilarelhos, o bispo de Bragança-Miranda, evocando “um grande da terra”, quis lembrar “a ecologia integral” e, com as palavras do Papa Francisco, afirmou que “«tudo é carícia de Deus»”.

“Ter um chão e um horizonte faz-nos sonhar e experimentar a felicidade”, sublinhou.

A Eucaristia de ação de graças foi concelebrada pelos párocos da unidade pastoral São Bartolomeu dos Mártires.

O presidente da República vai continuar este sábado em visita à região, estando prevista a sua participação na Cerimónia de elevação de Miranda do Douro a Cidade, marcada para as 12h00, e uma visita à Concatedral de Miranda do Douro, ainda da parte da manhã.

A agenda da presidência prevê uma visita ao antigo Paço Episcopal, situado no Largo da Sé, em Miranda do Douro.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top