Bragança, 10 mar 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda está a assinalar o 5.º aniversário do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra (CCR) e o seu bispo presidiu hoje a uma Missa no Santuário da Senhora das Graças.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o bispo D. José Cordeiro presidiu à Eucaristia de ação de graças “pelo restauro do altar da padroeira” do Santuário da Senhora das Graças, da responsabilidade das técnicas do CCR.
A comemorar cinco anos de atividade, o Centro de Conservação e Restauro “tem apostado” na recuperação do património religioso e realizado “diversas intervenções nos quatro arciprestados” da diocese transmontana; Por exemplo, em janeiro de 2018, a intervenção de conservação e restauro do centro no altar-mor da capela de Santo Cristo, em Picote (concelho de Miranda do Douro) permitiu a descoberta de um painel de frescos, alusivo à vida de S. João Batista, datado da primeira metade do século XVI, considerado como único em Portugal.
Inaugurado em 2015, o CCR da Diocese de Bragança-Miranda está sediado em Sendim, no Concelho de Miranda do Douro, onde tem uma oficina de 180 metros quadrados, salas auxiliares, espaço de higienização, arquivo e formação.
CB