D. José Cordeiro participou na 25.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos que está a decorrer em Mirandela

Bragança, 29 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda destacou hoje a importância do desporto para a formação humana dos jovens, durante a 25.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos.

Numa celebração eucarística esta manhã, na Paróquia de N. Srª da Encarnação e S. João Bosco, D. José Cordeiro salientou a visão de S. João Bosco (1815 – 1888), fundador dos Salesianos, em utilizar o desporto também como parte integrante da educação das gerações que passaram pelas suas mãos.

Para o responsável católico, iniciativas como estes jogos nacionais salesianos atestam “o valor do desporto na formação da pessoa integral e a sua importância na construção de uma sociedade mais fraterna, próxima e solidária”.

Citando uma nota pastoral dos bispos portugueses escrita por altura do Euro 2004 de Futebol, que decorreu em Portugal, D. José Cordeiro reforçou que “o desporto educa o homem na pedagogia do esforço, do empenho, do sacrifício, da generosidade, na busca dos valores e com objetivos”.

Liberta também “o homem de todas as formas de egoísmo e potencia a honestidade, o altruísmo, o respeito pelos outros e até pela natureza”.

“Sem estas qualidades, o desporto reduzir-se-ia a um simples esforço e a uma discutível manifestação de força física sem alma”, prosseguiu o bispo, que concluiu com uma frase que S. João Bosco gostava de dizer aos mais novos.

Que “a educação é coisa do coração” e “a música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos”.

“A alegria do Evangelho é experimentada quando nos sabemos imensamente amados por Deus. Deus ama-te imensa e inteiramente”, completou.

Os Jogos Nacionais Salesianos vão prolongar-se até ao próximo dia 1 de maio, este ano na cidade de Mirandela, na Diocese de Bragança-Miranda.

A organização contextualiza que os Jogos Nacionais Salesianos nasceram em Portugal em 1989, a partir da “intuição educativa de S. João Bosco”, e “são uma experiência desportiva e lúdico-cultural única” que reúne atletas e comunidades educativo-pastorais dos Salesianos em Portugal e Cabo Verde.

JCP

Partilhar:
Share