«É tempo de cuidar juntos e recomeçar» – D. José Cordeiro

Bragança, 28 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda presidiu hoje a uma Missa em sufrágio pelas 40 pessoas que faleceram por causa da pandemia, entre os dias 13 de março e 31 de maio, na cidade de Bragança.

“Queremos salvar a memória, tornando presente o nome de cada um, no símbolo da luz e da paz”, disse D. José Cordeiro, no adro da Catedral de Bragança, na Eucaristia da vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo.

A cerimónia recordou em particular as pessoas que faleceram no período em que esteve suspensa a celebração comunitária da Missa, com limitações à celebração de funerais.

“Nesses dias faltaram muitas presenças físicas e até não houve tempo para a despedida e a justa e necessária participação na celebração exequial possível, atendendo aos limites higiénico-sanitários em ordem ao maior bem comum”, assinalou o bispo de Bragança-Miranda.

Quando em maio pensamos esta noite de oração, surgiu como proposta de (re)aprender a cuidar juntos e recomeçar: as famílias em luto, os amigos, as autoridades autárquicas, civis, da segurança e da saúde”.

D. José Cordeiro convidou a “cuidar juntos e recomeçar”, rezando por todos.

“É tempo de cuidar de todos e que ninguém fique para trás, dos mais velhos aos mais novos. É tempo do enorme desafio de cuidar e esperar juntos na família, na comunidade cristã, na sociedade, nas unidades de saúde, nas IPSS, na casa comum”, acrescentou.

O responsável católico assinalou que o “tempo duro da pandemia” deve ser também “oportunidade de nova responsabilidade e caminho audaz e criativo na comemoração da festa cristã”.

“Não nos podemos deixar paralisar pelo medo”, acrescentou.

Devido à atual emergência sanitária, o Papa determinou que a coleta do Óbolo de São Pedro, tradicionalmente realizada na solenidade dos Santos Pedro e Paulo, a 29 de junho, aconteça este ano a 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis.

OC

Eucaristia em memória dos defuntos em tempo de confinamento

Publicado por Catedral De Bragança em Domingo, 28 de junho de 2020

Partilhar:
Share