Braga, 09 Set 2020 (Ecclesia) – Faleceu esta madrugada o padre Agostinho Gomes Ribeiro da Arquidiocese de Braga e a missa exequial será celebrada esta quinta-feira, 10 de setembro, às 15h30, na Paróquia de São Bento da Várzea, Barcelos.

Nascido a 26 de fevereiro de 1934, em Divino Salvador da Lagoa, Vila Nova de Famalicão, foi ordenado sacerdote a 27 de setembro de 1959, informa a Arquidiocese de Braga

Após a sua ordenação foi nomeado pároco de Vilela e Sá, bem como de São Cosme e São Damião, ambas nos Arcos de Valdevez.

Em 1975, uma vez dispensado dessas paróquias, transitou para o arciprestado de Barcelos, onde veio a dedicar a maior parte do seu ministério.

Nesse mesmo ano é nomeado pároco de S. Bento da Várzea e S. Pedro de Adães. Volvidos quatro anos, em 1979, assume ainda a paróquia de S. João Baptista de Gamil.

Passados 10 anos de serviço, é dispensado da paróquia de Gamil e só em 1989 é também dispensado da paróquia de S. Pedro de Adães. Assume então a paroquialide de S. Jorge de Airó, acumulando com S. Bento da Várzea.

Em 1998, o Arcebispo de Braga dispensa-o da paróquia de Airó, sendo que, em 2005, assume um novo desafio, ainda que apenas pelo prazo de um ano: a paróquia de S. Paio de Midões.

Por fim, em 2009, a seu pedido, e por razões de idade e de saúde, é dispensado da paroquialidade de S. Bento da Várzea.

LFS

Partilhar:
Share