Encontro anual da Companhia de Jesus decorre entre hoje e sexta-feira na Casa da Torre, em Soutelo

Foto: Casa da Torre, em Soutelo (Braga)
Créditos: Ponto SJ

Lisboa, 29 ago 2018 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Companhia de Jesus inicia hoje o seu encontro anual, na Casa da Torre, em Soutelo, na Arquidiocese de Braga, subordinado aos temas da Ecologia e da proteção do Meio Ambiente.

Em cima da mesa, de acordo com o portal informativo dos jesuítas ‘Ponto SJ’, vai estar a encíclica ‘Laudato si’ sobre o ‘Cuidado pela Casa Comum’, do Papa Francisco, que será abordada a partir de “quatro verbos: agradecer, (re)conhecer, reconciliar e cuidar”.

Do programa do evento, destaca-se por exemplo uma intervenção “sobre o modo como o tema da ecologia tem sido tratado na Companhia de Jesus”, que estará a cargo do padre Luís Providência, o diretor da Casa da Torre.

Também a apresentação de “um documentário sobre um processo de conversão ecológica, ocorrido numa abadia cisterciense em Tarragona, Espanha”, e uma intervenção de Margarida Alvim, da Associação Casa Velha, que vai traçar “um mapa ecológico da situação portuguesa”.

No plano dos oradores que estarão presentes neste encontro, realce ainda para a presença de figuras como o sacerdote jesuíta espanhol Patxi Alvarez, antigo secretário mundial da Companhia de Jesus para a Justiça e a Ecologia.

E o padre Vasco Pinto de Magalhães, que a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola “desafiará os jesuítas a uma reconciliação com Deus, com a humanidade e com a Criação”.

No último dia, esta sexta-feira, os participantes terão ocasião de trabalhar “em grupo” os “indicadores ecológicos das práticas dos jesuítas portugueses, tentando-se estabelecer um plano de ação”.

O encerramento do encontro anual da Província Portuguesa da Companhia de Jesus estará a cargo do padre Francisco Rodrigues, administração provincial, do padre Joaquin Barrero, Assistente do Geral para a Europa do Sul; e do provincial português, o padre José Frazão Correia.

JCP

Partilhar:
Share