Braga: Arcebispo apela ao compromisso político dos católicos

D. Jorge Ortiga diz que todos são responsáveis pela construção de uma «sociedade diferente»

Foto: Arquidiocese de Braga

Braga, 01 abr 2021 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou hoje ao compromisso político dos católicos, afirmando que estes devem assumir a responsabilidade de construir “uma sociedade diferente”.

“Sabemos que os desafios são imensos, mas connosco alguma coisa se poderá alterar, para o bem de todos, particularmente dos mais carenciados”, referiu D. Jorge Ortiga, durante a Missa da Ceia do Senhor, a que presidiu na Catedral da arquidiocese minhota, com transmissão online.

O responsável sustentou que cada cristão tem de se interessar pela “causa pública” e não permitir que “apenas alguns, por razões ideológicas ou interesses pessoais, estejam a construir uma sociedade sem valores e referências”.

“Parece que vale tudo”, advertiu.

Para D. Jorge Ortiga, é possível assistir ao esquecimento da cultura e da civilização, dos “verdadeiros valores” que “identificam” a sociedade portuguesa.

“O cristão tem o dever de participar numa cidadania” que promova um “sadio humanismo” e uma “sociedade plural”, apontou.

Não é tolerável tanta passividade por parte dos cristãos. A história tem de ter a marca dos cristãos a nível autárquico, partidário e político nacional”

A intervenção começou por assinalar a simbologia da celebração que inaugura o Tríduo Pascal, que evoca a celebração da instituição da Eucaristia

“Cristo no centro da mesa, reunindo os seus Apóstolos, mostra-nos a mesa da Humanidade onde teremos de trabalhar para que todos se sentem, não excluindo ninguém mas garantindo dignidade de vida para todos”, indicou o arcebispo primaz.

O responsável católico falou numa “mancha social ainda muito sombria”, desafiando os católicos a ir “ao encontro das margens para não esquecer ninguém”.

“Vimos como é fundamental sentir-se no mesmo barco e remar juntos nas águas agitadas da atualidade. Vamos, por isso, dar uma mão para uma Igreja mais comunitária ao serviço de uma sociedade mais igual”, apontou D. Jorge Ortiga.

O arcebispo de Braga destacou a importância da família para a promoção de uma “Igreja renovada e uma sociedade humanizada”.

OC

https://www.facebook.com/arquidiocese.braga/videos/379068449742728

Partilhar:
Scroll to Top