Bispo de Beja visitou paróquias do arciprestado de Moura

Visita pastoral a Pias De 12 a 17 de Abril foi a vez de o Bispo visitar as paróquias confiadas ao Pe. António Manuel Aresta, Pias, Brinches e Vale de Vargo, todas do concelho de Serpa, arciprestado de Moura. No dia 12, ao meio da manhã, um grupo de colaboradores de Pias dava as boas vindas ao Bispo, no largo da igreja. Dentro da igreja rezámos pelo êxito desta visita e dirigi breves palavras aos presentes sobre o sentido de uma visita pastoral e quais as minhas expectativas. Daí, acompanhado do pároco, fomos até à obra social Fundação visconde de Messangil, obra surgida em 1969, graças a alguns dotes da viscondessa, mas sobretudo graças ao dinamismo de D. Inácia Garrote Baião. Hoje, as várias valências da Fundação estão voltadas para idosos e crianças, estando 100 idosos em lar e 39 em apoio domiciliário, 70 crianças em creche e pre-primária, dando emprego a 50 pessoas. Visitadas as instalações novas e antigas e cumprimentados os funcionários e utentes, almoçámos com os membros da Direcção e com os idosos e pudemos observar a boa gestão de todos os recursos. De tarde, passámos pela Junta de Freguesia, sendo aí recebidos pelo seu Presidente, que nos mostrou todas as instalações e pôs a par de alguns projectos. Funcionam aí o grupo de teatro de Pias, que já conquistou nome a nível nacional e o famoso grupo coral e etnográfico “Os Camponeses de Pias”, muitas vezes convidado a actuar em Portugal e no estrangeiro. Logo a seguir fomos até à nova escola básica de Pias, agrupamento vertical com cerca de 500 alunos, com as extensões de Brinches e Vale de Vargo para a pre-primária e o primeiro ciclo. Cumprimentado o Conselho Executivo, tivemos um encontro com os alunos inscritos em Educação Moral e Religiosa, que neste período ficaram sem aulas por falta de professor. O primeiro dia terminou ao fim da tarde com a celebração da Eucaristia, que foi muito participada, ficando quase cheia a ampla igreja, construída no tempo do Pe. José Martins, que foi pároco de Pias entre 1954 e 1968. No segundo dia, da parte da manhã, acompanhado dos membros da Comissão Fabriqueira, visitei a adega dos vinhos do Sr. Margaça, que nos presenteou com algumas garrafas de diversos rótulos, de que o Santa Luzia constitui o topo de gama. Depois visitámos o complexo desportivo, ainda em construção e que vai ser uma das maiores áreas desportivas do Sul, o ginásio ou salão de festas da paróquia, junto à torre do relógio, terminando a manhã com o almoço oferecido pela família Aboim. Dia quente em Vale de Vargo A tarde do dia 13 foi dedicada a Vale de Vargo, a cerca de 10 Km de Pias, com uma população de pouco mais de um milhar. A visita começou pela escola pre-primária e do primeiro ciclo, respectivamente com 37 e 18 crianças, que me brindaramcom cânticos, presentes e perguntas. Muitas frequentam a catequese paroquial, graças ao trabalho apostólico da D. Domingas Estevéns, que tem acompanhado o percurso de vida cristã de muita gente. Depois da escola fomos visitar a igreja e suas dependências, verificando o seu bom estado de conservação e asseio. Daí dirigimo-nos à Junta de Freguesia e reunimos com o seu executivo, que nos pôs a par da vida social da terra e tem colaborado com a conservação do património religioso da aldeia. Passámos pela casa da D. Domingas, em convalescença de uma queda e também pelo Centro Social, que está a dar apoio domiciliário a 36 idosos e pretende ampliar as suas instalações. Depois de visitar alguns doentes, acompanhado pela D. Custódia Martins, celebrei a Eucaristia ao final do dia em Pias, com a participação de muitos fiéis. Lausperene e visita a Brinches No dia 14, logo de manhã, teve início em Pias o Lausperene do arciprestado de Moura. Foi uma hora de adoração com muita gente. Depois desta hora de oração, fomos para Brinches, para aí entrar em contacto com a população e instituições desta terra famosa pelo seus bons azeites (“Flor do Alentejo”). Após breve oração na igreja paroquial, de cuja casa mortuária estava a sair um funeral, fomos até ao Centro social e paroquial, com belíssimas instalações de lar inauguradas há poucos anos. Acompanhados da Direcção e pessoal técnico fomos percorrendo todas as dependências do lar e saudando os utentes e funcionários. Todos os quartos são de duas camas e têm instalações sanitárias completas. Há 45 idosos internos, 30 em apoio domiciliário e 15 em centro de dia. Além disso distribuem géneros alimentícios a 46 famílias carenciadas. A visita terminou com um almoço com os idosos e os membros da Direcção. Ao princípio da tarde juntou-se um bom grupo de fiéis, para fazermos a hora de adoração do Lausperene. Depois fomos até à escola do primeiro ciclo e pre-primária e dialogámos com alunos, professoras e funcionárias. Constatamos que este ano não se organizou a catequese paroquial, mas há vontade de recomeçar no próximo ano pastoral. Da escola passámos pelo quartel da GNR, que tem um efectivo de 10 guardas e, em colaboração com Pias, têm a seu cargo a vila e duas aldeias. Daí fomos à capela da Senhora da Consolação, uma linda capela, com belos azulejos, à volta da qual se realiza a principal festa da terra, na terceira semana da Páscoa, logo a seguir à Senhora da Orada. Mas para conhecer um pouco a história da terra é necessário passar pelo cemitério, situado em ponto alto com panorama sobre a povoação e os imensos olivais circundantes e onde os epitáfios das sepulturas e inúmeros jazigos nos falam deacontecimentos que marcam a vida e as conversas do povo. Antes de regressar a Pias, para a celebração da Eucaristia, ao final do dia, visitámos a Junta de Freguesia e suas instalações. Percebemos que o mercado de trabalho é reduzido, pelo que a maior parte da população activa emigra. Novamente em Pias A vila de Pias tem pouco mais de três mil pessoas, mas já teve mais do dobro entre os anos 40 e 65. Na sexta de manhã, dia 15, acompanhado dos membros da Comissão Fabriqueira, fizemos uma visita ao novo cemitério e rezámos junto de algumas sepulturas de pessoas que muito marcaram a vida cristã desta terra, sobretudo da família Rogado, da D. Inácia Baião, do Cónego Francisco Lopes Lossa, que aqui foi pároco desde 1898 a 1938 e do Pe. António Dias Borges, falecido em 1960, ambos filhos desta terra. Depois visitámos a capela de Santa Luzia, uma joia de arte, isolada no meio dos campos e flanqueada pelo antigo cemitério, agora abandonado. Passando por Moura, visitámos a ermida da Senhora da Orada, bem limpa e asseada e que vai ser protegida das águas do assude do Pedrógão pela construção de um muro. A manhã terminou com o almoço num restaurante de Pias. Depois disso, vi os livros de registo paroquial, visitei o quartel da GNR e alguns doentes, reuni com os colaboradores da paróquia e encerrei o dia com a celebração da Missa. Encerramento da Visita Pastoral em Pias No sábado, de tarde, depois de passar pelos grupos de catequese, a Missa vespertina do quarto domingo de Páscoa marcou o encerramento solene da visita. Apelei a uma atitude de igreja missionária, que vai ao encontro das pessoas e a todas acolhe sem preconceitos. Seguiu-se um jantar partilhado no salão paroquial e senti-me membro bemintegrado nesta família paroquial. Domingo do Bom Pastor em Vale de Vargo e Brinches O domingo, da parte de manhã, foi dedicado a Vale de Vargo. A igreja ficou repleta, de homens e senhoras, para a celebração da Eucaristia. Um grupo de jovens, acompanhados por uma viola, puseram toda a assembleia a cantar. Seguiu-se um almoço festivo no salão de festas da sociedade, que se encheu de pessoas e de alegria, a ponto de muitos pedirem para voltar muitas vezes. Mas a meio da tarde tivemos de ir para Brinches, para a celebração dominical de encerramento da visita pastoral. Também aqui a igreja se encheu, mas praticamente só de senhoras. Alguns homens apareceram depois no lanche de convívio, que teve lugar no salão das antigas instalações do Centro Social. Nas duas terras houve ofertórios solenes, com ofertas significativas para a casa episcopal, sobretudo de produtos da terra. Cansado, mas com vontade de voltar e continuar a missão da Igreja, regressei a Beja, porque no dia seguinte, dia 18, bem cedo, teria de acompanhar a Fátima um grupo de colaboradores da diocese, para nos juntarmos com delegados de todas as dioceses em ordem a esclarecer vários assuntos relacionados com a aplicação da nova Concordata. Arciprestado de Cuba em peregrinação à Senhora de Aires No dia 16 de Abril, cerca de 600 pessoas das paróquias do arciprestado de Cuba, algumas a pé, peregrinaram até ao santuário de Nossa Senhora de Aires. Presidi à celebração da Eucaristia ao fim da manhã, mas tive de interromper a minha estadia com os peregrinos por causa da visita pastoral a Pias. Foi interessante partilhar os merendeiros nas imediações do santuário. De tarde, sei que actuou um grupo coral de Mombeja e se realizou uma procissão com a imagem da Senhora de Aires. Novo Superior da Ordem do Carmo De 14 a 16 de Abril, na Casa Beato Nuno, em Fátima, realizou-se o Capítulo da Ordem do Carmo em Portugal, no qual participaram os quatro padres carmelitas a trabalhar na diocese de Beja. O Pe. Henrique Martins deixou de ser o Superior Provincial (Comissário Geral), tendo sido eleito para esse cargo o Pe. António Monteiro, a quem felicitamos e desejamos um bom governo. Para conselheiros foram escolhidos o Pe. Henrique, Pe. Domingos Novais, Pe. Agostinho e Pe. Ismael. Esperamos que os carmelitas continuem a ser presença forte na nossa diocese. Pe. José Proença operado em Montemor No dia 15, o Pe. José Proença foi operado a uma hérnia e tudo correu bem. É a terceira vez! No dia 18, ao fim da tarde, no regresso da reunião em Fátima, com o Cónego António Domingos, o Pe. José Maria e o diácono Florival, visitamo-lo no Hospital de Montemor e estava bem disposto, embora ainda rodeado de cuidados médicos. Te Deum pelo novo Papa No momento em que escrevemos esta crónica ainda não foi escolhido o novo Papa. Está a decorrer o Conclave e pedimos a Deus a graça de um Papa que nos interpele e estimule no testemunho da fé. Provavelmente quando estas linhas chegarem aos leitores já saberemos o seu nome. Para agradecer a Deus este novo Pontífice, convoco a diocese de Beja para uma celebração na Sé de Beja, no dia 1 de Maio, às 18,30 horas. Entretanto, logo que seja anunciado o seu nome, os sinos das igrejas devem repicar solenemente. Agenda dos próximos dias A Acies da Legião de Maria, na Sé de Beja, foi transferida do dia 9 para o dia 23 de Abril. De 19 a 24 Visita Pastoral a Grândola, onde decorre uma Missão popular, com encerramento no dia 24. No dia 25 de Abril realiza-se o encerramento de um Convívio Fraterno em Beja. No dia 26 tem início a Visita Pastoral a Moura, encerrando a 1 de Maio. A reunião do Conselho Pastoral, prevista para o dia 30 de Abril, foi adiada para uma data mais conveniente. † António Vitalino, Bispo de Beja