Bispo de Aveiro pede Igreja atenta à mudança

D. António Francisco dos Santos presidiu a cerimónia de ordenação sacerdotal

O Bispo de Aveiro defendeu este Domingo que a Igreja “não deve temer as mudanças mesmo quando nos parecem vertiginosas e inesperadas”.

Na homilia da ordenação diaconal de José Carlos da Silva Lopes, celebrado na Sé local, D. António Francisco dos Santos afirmou que “a mudança cultural tão sentida nas crianças da catequese, nos jovens do nosso tempo, nos alunos das nossas escolas e mesmo nas famílias cristãs não é razão para temer mas sim um desafio e uma proposta para um testemunho feliz da nossa fé, para uma presença solidária dos cristãos junto dos que mais sofrem e para uma perspectiva missionária da pastoral dos nossos dias”.

Este responsável assegurou, por outro lado, que “nunca serão esquecidos ou ignorados por parte da Igreja os doentes e os idosos”, pedindo um “esforço pastoral dedicado ao serviço dos mais pobres”.

“Esperemos o tempo necessário para que o tempo de Deus se faça nosso tempo e para que em nada nem nunca diminua a confiança, a coragem, a ousadia e a comunhão de toda a Igreja Diocesana como educadora da fé e fundamento de esperança”, apontou.

Para D. António Francisco dos Santos, “imaginar caminhos novos adaptados ao mundo a que somos enviados nesta diocese de Aveiro e neste tempo que é o nosso, para anunciar o Evangelho como prioridade das prioridades, convida-nos a pensar o ministério dos presbíteros e dos diáconos, a vida e testemunho dos consagrados e a formação inicial e contínua dos leigos”.

Nesse sentido, disse que o Ano Sacerdotal que a Igreja Católica se encontra a celebrar convida todos a “viver e a agradecer como povo sacerdotal a alegria e a fidelidade dos sacerdotes e a cultivar com renovado entusiasmo o campo fecundo das vocações”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top