Bispo auxiliar do Porto pede redescoberta da fé cristã

A presidir à Peregrinação Internacional Aniversária D. João Lavrador lamentou o confronto entre a fé e os “modelos racionais pagãos” D. João Lavrador pede aos cristãos que "redescubram a novidade da fé" e que sejam "verdadeiro rosto" dessa mesma "fé cristã".

O Bispo auxiliar do Porto falava ao peregrinos que se encontravam esta noite de Sexta-feira, dia 12, no Santuário de Fátima, para a Peregrinação Internacional Aniversária de Junho. Segundo D. João Lavrador, estes pedidos são "urgências à pastoral da Igreja".

A presidir à celebração, o bispo do Porto afirmou que a Igreja reconhece "que o progresso e o desenvolvimento da civilização" actual, "predomínio da técnica", exigem, de igual modo "o desenvolvimento da moral e da ética".

"É preciso gritar ao homem de hoje" que ele "precisa ser mais, não ter mais".

Segundo D. João Lavrador, a sociedade vive um contexto em que a fé cristã "está constantemente a ser confrontada, já não tanto, com modelos racionais, mas sobretudo com modelos pagãos". Acrescenta o bispo que se trata da idolatria "do ser humano, da sua sensualidade, do poder, da ganância e dos bens materiais".

Os cristãos precisam por isso de "escutar a palavra do Evangelho, como se fosse pela primeira vez" de forma a "re-introduzir o ser humano no verdadeiro sentido da sua vida". Os cristãos "tantas vezes seduzidos pelo ambiente que os rodeia" devem ser "autenticamente missionários nos meios onde vivem, devem começar por apreciar em si mesmos o valor da redenção operada por Jesus Cristo".

Pediu o bispo auxiliar do Porto que os cristãos voltem a unir a "prática dos ritos da fé cristã e a consequente vida moral".

Estão a participar nesta Peregrinação Internacional Aniversária 42 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 12 países, segundo inscrição no Serviço de Peregrinos. Os grupos são provenientes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Espanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e da Ucrânia.

Segundo informação da Secretaria da Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima foram admitidos para bênção dos doentes, acto que se realiza na Missa desta manhã, 13, 110 peregrinos. Até ao momento 59 pessoas foram atendidas no Posto de Socorros do Santuário e 179 no Lava-pés. A organização dá ainda conta que se confessaram 737 fiéis.

Estão ao serviço como voluntários 69 servitas, 24 escuteiros, 3 médicos e 3 enfermeiros.

A Peregrinação Internacional Aniversária de Junho termina esta manhã, 13 de Junho, com a procissão, eucaristia, benção dos doentes, consagração e adeus

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top