Bento XVI pede compromisso em favor dos ciganos

Papa dedica audiência a geral a um dos seus teólogos de referência

Bento XVI deixou esta Quarta-feira um apelo ao reforço da acção da Igreja em favor dos ciganos, ao receber no Vaticano os participantes no encontro de directores nacionais para esta área da pastoral.

“Desejo que as Igrejas locais saibam trabalhar em conjunto para um compromisso cada vez mais eficaz em favor dos ciganos”, disse o Papa no final da audiência geral desta Quarta-feira.

A reflexão que Bento XVI foi centrada na figura de São Boaventura, “importante personagem franciscana do século XIII, que foi objecto das minhas pesquisas de jovem estudante”.

O jovem padre Joseph Ratzinger obteve a licença para o ensino universitário de Teologia em 1957, com a dissertação: “A teologia da história de São Boaventura”, sob a direcção do professor Gottlieb Sohngen.

Na sua investigação, Ratzinger descobriu aspectos inéditos sobre a relação de São Boaventura “com uma nova ideia de história”. A afirmação foi proferida quando já era Cardeal, a 13 de Novembro de 2000, num discurso à Academia Pontifícia para as Ciências. Em Junho de 2009, o actual Papa visitou Bagnoregio, terra natal do Santo Franciscano.

O místico Boaventura da Fidanza nasceu em 1218. “Curado na juventude de uma grave doença, pela intercessão de São Francisco de Assis, Boaventura decide fazer-se franciscano. Depois de um breve período como professor, foi eleito Ministro Geral dos Frades Menores, procurando garantir a fidelidade da Ordem ao carisma do Santo Fundador através de visitas às províncias e com escritos”, disse o Papa.

[[v,d,887,Papa saúda peregrinos em português]]Citando este autor, Bento XVI afirmou que “a Igreja se torna ainda mais bela e luminosa com a fidelidade à vocação dos seus filhos e filhas que, além de praticar os preceitos evangélicos, são chamados – por graça de Deus – a observar os seus conselhos, testemunhando com um estilo de vida pobre, casto e obediente que o Evangelho é fonte de alegria e de perfeição”.

São Boaventura é autor de uma biografia que apresenta “o retrato mais fiel” de São Francisco. “Para Boaventura, Francisco é um homem que procura apaixonadamente Cristo e que se conformou inteiramente a ele. Possa este ideal ser também um programa para a Igreja do terceiro milénio e para cada cristão” acrescentou.

Nomeado Cardeal, S. Boaventura recebe do Papa Gregório X a missão de preparar o II Concílio Ecuménico de Lião, morrendo durante a sua realização, ao 57 anos.

Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, Bento XVI deixou votos de que “a perseverança na prática das boas obras vos possa conduzir cada vez mais à união com Jesus Cristo. Desça a Sua Bênção sobre cada um de vós e vossas famílias”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top