Bens Culturais: Jornadas de conservação e restauro em Santarém

Santarém, 03 jun 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em Santarém, este sábado, uma jornada sobre conservação e restauro do património recuperado naquela diocese.

Esta iniciativa feita, em parceria com a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Santarém, realiza-se no museu diocesano, e conta com a participação de vários peritos nesta área do património.

A área da conservação e restauro constitui, um dos campos de atuação “mais sensíveis no domínio dos Bens Culturais da Igreja” e debatendo-se com “problemas de diversa ordem, os procedimentos desajustados, as intervenções danosas, a ausência de acompanhamento técnico adequado, contam-se entre alguns dos obstáculos a identificar e ultrapassar”, revela o site dos Bens Culturais da Igreja.

Com recurso a uma seleção de trabalhos recentes, acompanhados ou coordenados pelos respetivos serviços, pretende-se “dar a conhecer ao público em geral os procedimentos inerentes a essa tarefa, nem sempre visível, bem como o conjunto de boas práticas subjacentes à sua concretização”, acrescenta.

Nesse sentido, atendendo à diversidade, amplitude e qualidade das intervenções realizadas nos últimos anos, "são várias as categorias contempladas, nomeadamente, nos domínios do património edificado, talha, azulejo, pintura, escultura, documentos gráficos, têxteis e ourivesaria", refere a nota de divulgação desta atividade.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top